A Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) finalizou o mês de março com diversas atividades educativas sobre a importância e tratamento da água, além de dicas de consumo consciente e dinâmicas interativas. Os eventos foram realizados para crianças, adolescentes e profissionais de escolas de nível fundamental, médio e técnico e de projetos comunitários.
A série de eventos foi encerrada na última segunda-feira (28), no Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), em São Benedito, Vitória. No total, cerca de 65 pessoas, entre crianças, adolescentes e profissionais do local participaram do momento. A responsável por essa realização foi a Analista de Serviço Social, Lívia Bessa, que contou com o apoio das estagiárias Hanna Feu e Rafaella Rodrigues.
Na conversa, foi apresentado o processo de tratamento da água e dicas para o uso racional. Além disso, o público tomou conhecimento das melhorias que serão realizadas no sistema do abastecimento da região. Já para as dinâmicas, foi exposta uma maquete com a simulação do tratamento de água e com a instalação sanitária de uma residência.
O público também prestigiou uma contação de história e uma atração teatral de bonecos, que trouxe informações sobre serviços de saneamento e preservação ambiental. Para a coordenadora geral do Secri, Alzirenes Dias, encarregada de mediar a realização da Cesan, conhecer mais sobre a importância da água, faz com que cada um entenda a responsabilidade em preservá-la.
Já Lívia, acrescentou que a participação das pessoas foi bem interessante, pois as crianças e adolescentes conseguem entender todo o trabalho da Cesan de forma lúdica e acabam repassando para os pais, que são o público-alvo. “É muito importante envolvê-los no processo de conscientização do uso correto da água, e com as dinâmicas, eles puderam esclarecer as dúvidas, que poderão repassar para os pais, proporcionando a regularização e cadastro de um maior número de imóveis na rede da Cesan”, afirmou ela.
Outras realizações
A Cesan vem realizando atividades educativas, no decorrer do mês de março, em homenagem ao dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22. A data foi decretada na conferência das Nações Unidas que tratou a respeito do Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992. O principal objetivo é conscientizar a população quanto a importância deste recurso natural para a vida de todos.
Para dar início as ações, o público escolhido foram os alunos da educação básica das redes públicas. Entre o dia 21 a 25, em parceria com as prefeituras municipais de Anchieta, Atílio Vivacqua, Vila Velha e Vitória, foram realizadas atividades como teatro de bonecos, exposição de maquetes, contação de história, palestra e evento socioambiental. O tema principal foi Água: qual a importância para você e para o seu ambiente?”.
Na terça-feira (22), a Escola Santíssima Trindade, em Iúna, recebeu o operador da Estação de Tratamento de Água (ETA) Orlando Cote, que palestrou para cerca de 150 alunos. Na quarta-feira (23), foi a vez de Lorena Contini e Rubia Marotto abordarem sobre a Cesan, saneamento básico e conscientização ambiental com a turma de técnicos em agropecuária, na escola Família Agrícola de Castelo (Efac – Mepes), em Castelo.
Finalizando a primeira semana de realizações, na sexta-feira (25), a técnica em saneamento Verônica Pacôva e o operador da ETA, Egnaldo Knak também promoveram um debate sobre a importância e o tratamento da água, na Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.