A procissão Marítima de São Pedro, que saiu da Enseada do Suá neste domingo (2) teve apoio da Cesan (Companhia Espírito-Santense de Saneamento). Dezenas de embarcações navegaram pela Baía de Vitória em comemoração ao dia do santo protetor dos pescadores e navegantes. A procissão é considerada um dos eventos comunitários mais antigos de Vitória.
As comemorações da Festa de São Pedro tiveram início no sábado (1), e se estendem durante o domingo com diversas atrações, com almoço e shows, confira toda a programação na fan page da Paróquia de São Pedro.
Festa de São Pedro
As comemorações em homenagem ao padroeiro foram iniciadas ainda na década 20. Apesar de ter ‘nascido’ junto com as celebrações, a procissão marítima só passou a fazer parte da festa com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos, que trouxeram a tradição para Vitória. O percurso começou a ser feito por barcos a remo, mas na década de 70 passaram a participar as embarcações a motor.
O trajeto pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar. A originalidade e a criatividade nas ornamentações dos barcos podem valer prêmios em dinheiro. A procissão termina com a bênção dos anzóis.