A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai fechar as comemorações do Dia Mundial da Água (22/03), participando de um evento na Praça São José, em Maruípe, no próximo sábado (25). O projeto “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, é uma iniciativa da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e da Igreja Presbiteriana de Maruípe (IPU), que juntamente com a Companhia irá realizar ações para estimular o uso racional da água.
Por meio da mobilização da comunidade, o projeto vai promover ações de correção dos problemas ambientais gerados pela disposição clandestina de lixo e do esgoto doméstico, além do descarte indevido do óleo nas redes de esgoto. Segundo os organizadores, o que se pretende é melhorar a qualidade do meio ambiente na área a ser trabalhada.
Para estimular a ligação dos imóveis à rede de coleta e tratamento de esgoto, os moradores serão convidados à fazer uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto Mulembá, que trata o esgoto de gerando na ilha de Vitória.
Jonas Renato Cabral, gestor da Divisão de Relações com a Comunidade, destacou a importância da comemoração do Dia Mundial da Água e das ações que serão promovidas no evento. ”Em comemoração, a Cesan realizará ações educativas visando esclarecer e sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação das bacias dos Rios Jucu e Santa Maria da Vitória”, contou.
Suely Botti Nunes, educadora Ambiental da Cesan, falou sobre as ideias e objetivos do projeto. “A ideia é aproveitar esse evento para disseminar algumas informações importantes, despertar para o uso consciente dos recursos hídricos e a importância do esgoto tratado”, afirma.
A unidade móvel de educação ambiental da Cesan estará no bairro para que a população possa conhecer a atuação da Companhia. A unidade possui meio de maquetes, vídeos e sistemas interativos que facilitam o entendimento sobre o tratamento da água e do esgoto. Serão realizadas ainda atividades lúdicas paras as crianças, como pintura de rosto, escultura de balões, entre outras.