IMG_20150505_094740308O Inoves é uma ação do Governo do Estado do Espírito Santo que premia projetos inovadores desenvolvidos e gerenciados por servidores públicos. Neste ciclo 2016, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) participa com duas propostas que abordam a questão do reúso da água.

Alinhados com o tema da campanha deste ano, que valoriza a inovação para superar desafios, os projetos desenvolvidos por empregados da Cesan trazem propostas para o reúso de efluentes em atividades que não necessitam de água potável.

Uma das ideias que concorrerá o Inoves apresenta a reutilização do efluente no combate ao incêndio na região de turfa do Mestre Álvaro, localizado na Serra. A equipe que enviará a proposta é formada pelos empregados Antoyr Marochio Junior, Luiz Claudio Victor Rodrigues e Davi Coelho, coordenados por Fernando Baptista.

A área de turfa é composta por um solo rico em matéria orgânica de fácil combustão que normalmente permanece encharcada. Porém, devido à falta de chuvas, a região ficou seca e favoreceu o surgimento de focos de incêndio. Na ocasião, a prefeitura da Serra buscou o auxílio da Cesan com o intuito de colaborar no trabalho de extinção dos focos.

Com uma estratégia aplicada pela Companhia, de encharcar o solo para combater o incêndio, foram fornecidos 113 mil litros de água de reúso para uso exclusivo no combate aos focos na turfa. Com essa abordagem, foi possível a eliminação da queima da turfa.20150224-0011

Outra proposta elaborada pelos empregados Dalton Luiz da Cunha Ramaldes; Juliana Guasti Lozer; Luiz Antonio Goulart; Luiz Claudio Victor Rodrigues; Renata Maia Flores e Victor Correa Faustini, também coordenado por Baptista, aborda a reutilização do efluente das ETEs de Araçás e Bandeirantes.

Neste trabalho, a equipe demonstrou que a água de reúso pode ser utilizada como alternativa de abastecimento para a rega de áreas verdes, lavagem de vias públicas, compactação do solo em trabalhos de terraplanagem e umectação de concreto. Está sendo fornecida para a prefeitura de Vila Velha e para as empresas que realizavam obras no Corredor Leste Oeste.

De acordo com os projetos, o reúso de efluentes já é praticado em outros países e em alguns estados do Brasil, como São Paulo. No Espírito Santo, foi a primeira vez que a Cesan utilizou a água de reúso para as atividades descritas nos projetos. Essa estratégia diminui o uso da água captada nos rios e se mostra como uma opção de abastecimento em um momento de escassez hídrica.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade