O diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi, foi convidado pela Paróquia do Bom Jesus de Novo Horizonte, em Cariacica, para falar sobre saneamento. A palestra foi proferida na semana sócio ecológica, organizada pela Paróquia, como atividade da Campanha da Fraternidade, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, que tem o saneamento como tema deste ano. O encontro aconteceu na quarta-feira (9).
Tozi fez uma contextualização da atual crise hídrica que atinge o Espírito Santo e sua relação com o saneamento e com a responsabilidade de cada um. “A grave situação em que se encontram nossos rios, lagoas e mar não deve ser vista como culpa deste ou daquele. Deve ser assumida como responsabilidade por todos. Só assim conseguiremos despoluir nossos mananciais”, afirmou.
O diretor ainda destacou a responsabilidade de cada pessoa. “Uma vez que todos nós dependemos da água para viver e toda a água que consumimos vira esgoto, que é a principal fonte de poluição. Cada cidadão deve verificar em sua casa se o esgoto está sendo destinado de maneira adequada. Nos locais onde há a rede, o imóvel deve ser ligado ao sistema de esgotamento. Onde o serviço ainda não está disponível, o morador deve ter uma fossa séptica. Jogar esgoto sem tratamento em córregos, rios e na rede de água da chuva é prática que não pode mais ser aceita pela sociedade”, enfatizou.
A Campanha da Fraternidade é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano trata do saneamento, com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Tem como objetivo assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-se por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro.