Cesan e Instituto Jones dos Santos Neves atuarão como parceiros no Projeto Mangaraí. Crédito: Divulgação/Cesan
Cesan e Instituto Jones dos Santos Neves atuarão como parceiros no Projeto Mangaraí. Crédito: Divulgação/Cesan

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Instituto Jones dos Santos Neves (ISJN) formalizaram parceria para fortalecer o Projeto Mangaraí. O Instituto irá executar um estudo da produtividade rural e avaliação de impacto do projeto, sob coordenação da diretora presidente, Andrezza Rosalém Vieira, com a participação do especialista em pobreza e desigualdade social, Dr. Ricardo Paes de Barros.A parceria foi articulada em reunião realizada no dia 21 de dezembro de 2015, com a presença de Rosalém, do Diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, e dos técnicos Eduardo Calhau e Luciano Firme. No encontro foram alinhadas as estratégias entre as duas entidades.

Anselmo Tozi manifestou interesse em ampliar a parceria e realizar um diagnóstico da Bacia do Rio Mangaraí, assim como um programa de capacitação da população. Ambas as iniciativas são voltadas para reduzir a erosão, ampliar proteção dos recursos hídricos e aumentar a geração de renda local com ênfase na proteção ambiental.

Ao celebrarem a parceria, Andrezza Rosalém informou que o Projeto Mangaraí já está incluso no portfólio de projetos do Instituo Jones Santos Neves e como primeira iniciativa será realizada uma visita na bacia do Mangaraí, no dia 19 deste mês, para conhecer os detalhes do projeto e estruturar um cronograma de ações. O diretor do Incaper, Wanderley Stuhr, também participa da visita.

No âmbito do Projeto Mangaraí, já estão em fase de finalização outros 25 projetos de ampliação da cobertura florestal na região. A meta é reflorestar 50 hectares no ano de 2016, o que representa 10% da meta total de aumento da cobertura vegetal planejada para a sub-bacia do Rio Mangaraí. Os projetos de reflorestamento têm a finalidade de conservar os solos, os recursos hídricos e gerar renda para os agricultores participantes.

 

Água limpa na fonte

O Projeto Mangaraí é uma iniciativa piloto, com investimento de R$ 14 milhões para recuperação ambiental da sub-bacia do Rio Mangaraí, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória. O objetivo é reduzir os sedimentos nos cursos d’água e ampliar a quantidade e qualidade da água.

O Projeto Mangaraí é uma das ações do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que o Governo do Estado do Espírito Santo executa com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Serão beneficiados diretamente 3.738 habitantes na Bacia do Rio Mangaraí.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade