Uma operação conjunta entre a Cesan e a Polícia Civil do Espírito Santo levou à detenção do proprietário do frigorífico Salt Comercial. A ação aconteceu no bairro Campo Verde, em Viana, na manhã desta quinta-feira (12).

O delegado José Luiz Pimentel Pazeto, que coordenou a operação, conduziu o responsável pelo frigorífico para a 4ª Delegacia Regional de Cariacica. Ele foi liberado após pagar fiança e vai responder a inquérito por furto.

Em 2012 a ligação de água do frigorífico havia sido suprimida por inadimplência. A partir de uma denúncia anônima os técnicos detectaram a fraude e acionaram a Polícia Civil. Em testes químicos realizados no local constatou-se que a água utilizada pelo estabelecimento era proveniente da rede de água da Cesan.

Segundo analistas da Companhia, foram desviados mais de 3 milhões de litros de água pelo frigorífico. A estimativa é que o responsável tenha que ressarcir a Cesan em mais de R$ 30 mil. Além do prejuízo financeiro, o furto de água pelo frigorífico prejudicava todos os moradores do entorno, que tiveram a vazão de água reduzida para seus imóveis e o abastecimento prejudicado.

A operação contou com o apoio de investigadores da 4ª Delegacia de Polícia Civil e envolveu uma equipe de nove técnicos da Cesan. Foi necessário ainda o uso de uma retroescavadeira para desfazer a fraude. No momento em que os técnicos realizavam as escavações para detectar o ponto de ligação, encontraram um segundo desvio de água pertencente a um galpão cujo proprietário ainda não foi identificado.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade