A Unidade Móvel de Educação Ambiental da Cesan será reinaugurada nesta quarta (10), às 18h30, no estande da Companhia montado na 25ª edição do tradicional evento ambiental de Vitória, a Feira do Verde.
Totalmente reformulada, a Unidade passa a contar com jogos educativos interativos, animações e vídeos, maquete, tela touch screen, tudo isso, e mais outras surpresas, num ambiente interno novo com cores e design contemporâneo.
Novas funcionalidades interativas que prometem agradar, principalmente, as crianças e os adolescentes. “Modernizamos o
acesso à informação com inserção dessas novas tecnologias para facilitar o diálogo com a população”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Renato Lorencini.
Na Unidade, os visitantes poderão conhecer mais sobre as bacias hidrográficas, incluindo as dos rios que abastecem o Estado, falar sobre poluição, entender o processo de tratamento de água e esgoto, aprender como cuidar do sistema de esgoto dentro de casa e sobre economia de água. Temas importantes para a companhia e que também interessam à sociedade por abordar a consciência e preservação ambiental.
“Com integração entre o tema do evento e a proposta da Unidade, vamos explicar didaticamente o uso consciente e a importância dos sistemas de abastecimento de água e
esgotamento sanitário aos visitantes”, ressaltou a gerente Maria Helena Alves, da Gerência de Meio Ambiente.
Para o próximo ano, a Unidade Móvel de Educação Ambiental atenderá algumas comunidades e municípios do interior, segundo Sanny Araújo, gestora da Divisão de Educação Ambiental da Cesan. “Por conta da reforma que ela passou, nós temos uma agenda reprimida em algumas escolas e instituições nos municípios em que a empresa atende. Após a conclusão dessas visitas, a nossa proposta é criar um plano itinerante para auxiliar no aumento de ligações intradomiciliares à rede de esgoto da Companhia”, informa.
25ª Feira do Verde
Começa na próxima quarta-feira (10), às 17 horas, mais uma edição do maior evento ambiental do Estado, a Feira do Verde, que neste ano comemora 25 anos de realização ininterruptos. O evento que está montado na Praça do Papa funcionará até o domingo (14), das 9 às 21 horas, de quinta-feira a sábado, e no domingo, das 9 às 19 horas.
O tema deste ano vai abordar a essência do evento: “Educação Ambiental: Contribuindo para a construção de Sociedades Sustentáveis”. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, esta feira será um marco pela proposta de vem trabalhando desde a edição passada.
Estandes
A 25ª Feira do Verde contará com 34 estandes entre instituições públicas, privadas, prefeituras, associações, organizações não governamentais. Também contará com um espaço da Aderes e outro para o Salão do Livro.
Na programação há a premiação do Prêmio Tião Sá, que está na 19ª edição. Os vencedores serão conhecidos na quinta-feira (11), às 19 horas, no auditório do Memorial da Paz, que fica na Praça do Papa, ao lado da Feira do Verde.