Transparência
icon-transparencia
12/05/2014
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Plantio de restinga atrai 300 pessoas para a Praia da Costa em Vila Velha

A diretora de Operação Metropolitana Sandra Sily, destacou a importância da Cesan, como companhia diretamente envolvida com o meio ambiente, participar de iniciativas como a recuperação da Restinga.
A diretora de Operação Metropolitana Sandra Sily, destacou a importância da Cesan, como companhia diretamente envolvida com o meio ambiente, participar de iniciativas como a recuperação da Restinga.
Foi realizado, neste último sábado (10), pelo projeto “Amigos da Restinga”, mais uma ação de integração com a comunidade, desta vez na Praia da Costa, em Vila Velha. Durante toda a manhã os presentes participaram de atividades como o plantio, limpeza, cercamento de restinga, conscientização, além de brincadeiras lúdicas para as crianças. O projeto tem o patrocínio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que também doou, junto com a Infraero, 300 mudas e expôs uma maquete do programa “Se Liga na Rede” no evento. As diretoras de Operação Metropolitana e de Relação com o Cliente, Sandra Sily e Antonina Sily, estavam presentes no evento. Sandra destacou a importância da Cesan, como companhia diretamente envolvida com o meio ambiente, participar de iniciativas como a recuperação da Restinga. “Tratar a água e o esgoto são os objetivos primordiais da Cesan, e também são atividades totalmente relacionadas com preservação do meio ambiente, por isso o empenho da companhia nessas ações”, resumiu.
As atividades abrangeram a extensão de 200 metros, que foi enriquecido com plantas nativas da restinga como o feijão da praia, a bromélia, o cactos e o guriri. Essas plantas foram selecionadas para recuperar a beleza paisagística da praia, atrair animais, conter o avanço da areia e manter o equilíbrio do ecossistema. “Usamos esse mix de espécies herbáceas que se alastrarão pelo local, trazendo de volta diversas funções da restinga presente nas praias. Vale lembrar que as espécies escolhidas são de característica rasteira, o que garante a segurança na região”, conta o engenheiro florestal e empregado da Cesan, Mauro Dalmazio Machado.
As atividades abrangeram a extensão de 200 metros, que foi enriquecido com plantas nativas da restinga como o feijão da praia, a bromélia, o cactos e o guriri.
As atividades abrangeram a extensão de 200 metros, que foi enriquecido com plantas nativas da restinga como o feijão da praia, a bromélia, o cactos e o guriri.
Preservar começa desde cedo Durante toda a manhã, as crianças que estiveram acompanhadas de seus pais foram convidadas a participarem de diversas brincadeiras lúdicas e educativas, como a gincana do microlixo e da coleta seletiva, além de um quiz para testar o conhecimento dos pequenos. Ao final, os vencedores receberam brindes e todos os participantes acompanhados também puderam participar do plantio de restinga. Os adultos que passavam pelo calçadão foram abordados para também conhecer o projeto de perto, a importância da restinga para o meio ambiente e a sociedade, além de ficarem por dentro dos benefícios que essa vegetação traz. “A nossa proposta é trazer mais pessoas para lutar por essa causa, pois todo mundo utiliza a praia”, conta a coordenadora do “Amigos da Restinga”, Suellen Castello. E também dentro de casa Um passo importante para proteger o meio ambiente é ligar o esgoto das nossas residências na rede de coleta e tratamento da Cesan. Para explicar a importância dessa atitude, uma equipe realizou demonstrações com uma maquete que mostrava a diferença entre as redes de esgoto, pluvial e de água, além de esclarecer dúvidas sobre as ligações intradomiciliar e predial. “O esgoto que não está ligado corretamente chegará ao mar, ocasionando a degradação do ecossistema marinho e costeiro. Por isso, ligar o esgoto na rede da Cesan é preservar a natureza, e nós mesmos, de um modo geral”, salientou Viviane Pavan, técnica da Divisão de Educação Ambiental da Cesan. Quem são os Amigos da Restinga? Projeto sob a coordenação do Movive em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, com as Associações de Moradores da Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica, com a Associação Preserve o Barra Sol de Bodyboarding, o Instituto Capixaba de Ciência e Administração e Silvan Ambiental. O projeto conta com patrocínio da Cesan e da Vale.   Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo. Informações à Imprensa: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan Luciana Roberty 2127-5071/99831-5904 Almir Casagrande 2127-5077/99822-8612 Texto: Danniely Zanotti www.cesan.com.br comunica@cesan.com.br www.twitter.com/DavidGota_ www.twitter.com/McH2O www.twitter.com/Liganarede www.facebook.com.br/poupeagua www.facebook.com.br/seliganarede
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade