Rio Mangaraí, afluente do Rio Santa Maria da Vitória, é a base de estudos para o Projeto Mangaraí, que prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região.
Rio Mangaraí, afluente do Rio Santa Maria da Vitória, é a base de estudos para o Projeto Mangaraí, que prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, um curso de Saneamento Rural para técnicos de todo o Estado e uma aula prática aberta à comunidade, em Santa Leopoldina. O objetivo é capacitar técnicos para atuar no setor de saneamento para as residências rurais.

O curso que acontece nos dias 13 e 14 de maio (terça e quarta) é restrito a 40 técnicos entre a Cesan, Incaper, Iema, Idaf e a Prefeitura Santa Leopoldina. Para este treinamento, os técnicos serão instruídos por profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos (SP). No dia 15 de maio (quinta), acontece o Dia de Campo que será aberto para a participação de 40 pessoas, envolvendo desde especialistas técnicos, até moradores das redondezas que queiram conhecer um pouco do processo de tratamento.

Neste dia, profissionais da Embrapa realizam uma demonstração prática sobre como funcionam os equipamentos que fazem o tratamento do esgoto sanitário (fossa biodigestora), de tanques, chuveiros e pias (jardim filtrante), além da cloração da água do reservatório nas propriedades rurais (clorador), para o consumo posterior.

Os eventos vão acontecer na Universidade Aberta do Brasil, próximo à empresa Gaia e no Sítio Muler, em Gury, Rio do Meio. A matrícula e inscrição para o curso são gratuitas. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail mangarai@cesan.com.br, ou nos telefones 2127-5068 / 2127-5064 / 99952-8552.


Saiba mais sobre o Projeto Mangaraí

O Projeto Mangaraí faz parte da Carteira de Projetos que o Governo do Estado do Espírito Santo vem negociando com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), denominada Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem.

O projeto prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região. Os estudos vão indicar alternativas para redução do transporte de sedimentos e melhoria de qualidade de água nas bacias estudadas.

O projeto é uma parceria entre a Cesan, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura de Santa Leopoldina e o Governo do Estado.

Serviço

Curso de Saneamento Rural

  • 13 de maio (terça), das 08 às 17 horas, na Universidade Aberta do Brasil, próximo a empresa Gaia.
  • 14 de maio (quarta), das 08 às 12 horas, na Universidade Aberta do Brasil, próximo a empresa Gaia. E das 13 às 17 horas, no Sítio Muler, em Gury, Rio do Meio.

Dia de Campo de Saneamento Rural

  • 15 de maio (quinta), das 08 às 12 horas, no Sítio Muler, em Gury, Rio do Meio.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Luciana Roberty

2127-5071/99831-5904

Raquel d’ Ávila

2127-5076/99909-7311

Texto: Bruna Ribeiro

www.cesan.com.br

comunica@cesan.com.br

www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.twitter.com/Liganarede

www.facebook.com.br/poupeagua

www.facebook.com.br/seliganarede

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade