Nos dias 29 e 30 deste mês a Cesan, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e apoio da Prefeitura de Santa Leopoldina, receberá a visita do professor Carlos Cardoso Machado, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para uma visita técnica à Bacia do Rio Mangaraí. A intenção é propor a adaptação e recuperação de estradas de terra próximas ao rio.
O especialista em estradas de terra foi contratado pela Cesan para fazer um levantamento das vias que passam ao longo da bacia do Rio Mangaraí, acompanhado por técnicos do Incaper e da companhia. Após a análise do solo, que quando carreado pela chuva, prejudica o rio, será feito um relatório técnico do estado do local e da drenagem superficial da malha rodoviária. Se necessário, serão feitas propostas para uma intervenção que sugira diferentes procedimentos de escoamento da água da chuva.
O Rio Mangaraí, que está localizado na região rural de Santa Leopoldina e Cariacica, é um dos afluentes do Rio Santa Maria da Vitória, sendo este último uma das principais fontes de abastecimento para a Região da Grande Vitória. Com as fortes chuvas que atingem a Região Serrana, esta bacia recebe uma quantidade significativa de terra que vai para o rio Santa Maria e dificulta o tratamento da água nas estações da Cesan.
Sobre o professor
Carlos Cardoso Machado é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, membro da American Honers Society e coordenador cientifico do Pólo de Excelencia em Florestas. É graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1976), tem inglês técnico pela Michigan State University (1977), é Mestre em Forest Engineering pela University of Washington (1979) e Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1989).
Programa das Águas e Paisagens
Os trabalhos de recuperação da microbacia do Mangaraí fazem parte das ações do Programa de Gestão das Águas e Paisagem, uma parceria que envolve o Incaper, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), as Associações de Produtores, a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
O programa visa melhorar a gestão sustentável dos recursos hídricos e aumentar o acesso da população ao saneamento básico, assim como proporcionar o uso racional dos solos. Os recursos para o investimento estão em fase de negociação com o Banco Mundial.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Raquel d’ Ávila
2127-5076/99909-7311
Texto: Bruna Ribeiro
www.cesan.com.br