A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) aproveita o Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), dando dez dicas de como evitar o desperdício dentro de sua residência. Para isso foi ouvido um especialista que vai contar o que pode ser feito para poupar água e consequentemente economizar em sua conta da Cesan.
Uma atitude simples e fácil, como pontua o técnico da Divisão de Educação Ambiental, Wagner Veras, é prestar atenção no tempo gasto enquanto tomamos banho e escovamos os dentes. De acordo com ele, esses momentos que parecem inofensivos são um dos grandes vilões do consumo, sendo possível ser gasto 135 litros de água em um banho de 15 minutos e 24 litros de água escovando os dentes e fazendo a barba com torneira aberta por 5 minutos.
Outro comportamento muito comum é usar o vaso sanitário como lixeira, no qual resulta em mais gasto de água para que os objetos sejam eliminados, além do risco de entupimento na rede de esgoto. Ficar atento se há vazamentos na residência, como torneiras pingando, rachaduras no encanamento, além de descarga desregulada, pois somando o total gasto neste comportamento o cliente pode desembolsar até 30% a mais na sua conta.
Veras orienta usar conscientemente a água na hora de lavar a louça, o carro, a roupa e limpar a calçada. Segundo ele, é possível pouparmos mais de mil litros nestes procedimentos diariamente, o que representa também um valor mensal menor na tarifa.
O técnico ensina ainda alguns testes fáceis para fazermos em casa e verificar se há vazamentos. Uma dica boa para descobrir se existe algum tipo de desperdício na caixa de descarga é jogar meia colher de pó de café no fundo do vaso sanitário, esperar por 10 minutos e observar se o pó fica depositado no fundo do local. Caso não fique, é porque há vazamentos na válvula ou na caixa de descarga do cliente.
Já no caso de vazamentos nas tubulações internas, basta manter aberto o registro do cavalete e fechar o registro da subida da caixa ou prenda a boia, não permitindo a entrada de água. Após isso, marque a posição dos números do mostrador dos ponteiros e depois de uma hora verifique se houve mudança na posição deles. Caso tenha alguma diferença é porque existe algum vazamento na casa.
Confira abaixo as 10 dicas para economizarmos no dia a dia:
– Evitar tomar banhos demorados. Para isso, reduza a duração em cinco minutos e use o sabonete com o chuveiro fechado. Com essa atitude é possível economizar 160 litros diários.
– O vaso sanitário não pode ser depósito de lixo ou cinzeiro, pois esse comportamento necessita de maior volume de água para eliminar os dejetos. Outro fator importante é regular sempre a válvula da descarga para evitar o desperdício. Com essas atitudes é possível economizar até 14 litros de água a cada descarga dada por dia.
– Para lavar o carro nada de usar a mangueira. Um balde cheio e pano são suficientes para dar aquela limpeza no automóvel. Essa atitude evita o desperdício de 520 litros.
– Troque a mangueira por um balde quando for lavar a calçada. Varra bem as folhas e a sujeira para evitar o desperdício de água. Apenas nesse comportamento serão economizados 250 litros.
– Na cozinha, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e jogue-os no lixo. Coloque água na cuba até a metade e feche a torneira para ensaboar. Só abra a torneira para enxaguar a louça, pois com isso você economizará 97 litros.
– Para lavar a roupa é importante acumular as peças para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa, pois caso você não alimente este comportamento irá gastar 414 litros de água.
– Para molhar as plantas é interessante coletar água da chuva ou regar no horário adequado antes das 8h ou após as 19h, pois ajuda a reduzir o excesso de evaporação. Com essa atitude é bastante reduzir bastante o consumo.
– Evitar que crianças tomem banhos sozinhos no chuveiro ou de mangueira. Isso ajudará a economizar bastante no fim do mês.
– Fechar bem as torneiras, o chuveiro e regular mensalmente a válvula da descarga. Isso evitará que o cliente gaste cerca de 100 litros de água.
– Verificar se há vazamentos na residência, por meio das dicas simples que o técnico ensinou.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Almir Casagrande
2127-5077/99822-8612
Texto: Danniely Zanotti
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.facebook.com.br/seliganarede