Óleo de fritura é a causa de 50% das obstruções na rede coletora da Cesan - Crédito: arquivo Cesan
Óleo de fritura é a causa de 50% das obstruções na rede coletora da Cesan – Crédito: arquivo Cesan

Mensalmente a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) atende a 1,5 mil chamados para desobstruir a rede coletora de esgoto na Grande Vitória. Desse total, cerca de 50% são referentes aos entupimentos causados pela gordura. O descarte desse resíduo nas redes do sistema de esgotamento sanitário da Companhia causa entupimentos com extravasamento de esgoto e, consequentemente, danos ambientais.

Para o descarte correto da substância, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Guarapari e Vila Velha criaram legislação e cadastraram empresas para recolher o óleo usado. Para obter informações, o morador deve entrar em contato com as Secretarias pelos telefones (27) 3149-7270 (Vila Velha) e (27) 3362-9423 (Guarapari). Já para os moradores de Cariacica, a destinação do óleo de fritura pode ser feita para a Secretária de Ação Social e o telefone de atendimento é o (27) 3346-6337. Além disso, para garantir que a gordura não chegue à rede coletora de esgoto, é necessário que as edificações, em suas instalações hidrossanitárias, possuam caixa de gordura corretamente dimensionada.

De acordo com as empresas coletoras, o recolhimento dos resíduos é feito diariamente e para isso basta armazenar o óleo usado em garrafas PET. Após reunir, no mínimo, 40 a 50 litros de óleo usados, os moradores devem entrar em contato com as empresas para que elas recolham o resíduo.

O óleo que seria descartado de forma irregular é fonte para fabricação de diversos produtos em empresas coletoras, como: sabão ecológico, detergente, resina para tinta e até mesmo biodiesel.  A analista de educação ambiental, Larissa Vieira, frisa a importância da destinação correta da substância e conta que “a Cesan constantemente monitora os locais com maior concentração de atendimentos para desobstrução de rede e, a partir desses dados, realiza abordagens no comércio da área de preparação de alimentos para orientarsobre o descarte correto do óleo usado e sobre a necessidade da caixa de gordura e de sua limpeza periódica”.

O mapeamento dos dados é feito pela Gerência de Meio Ambiente em conjunto com a Gerência de Coleta e Tratamento do Esgoto e tem como principal objetivo diminuir o lançamento do óleo nas redes coletoras para, consequentemente, evitar futuros entupimentos e vazamentos de esgoto nas ruas, além de contribuir para maior eficiência do tratamento e preservação do meio ambiente.

Outros vilões da rede de esgoto

Outros vilões encontrados diariamente pelos técnicos nas redes de coleta e tratamento de esgoto da Cesan são preservativos, absorventes, areia, cabelos, fios dentais e embalagens plásticas, como conta o gestor da Divisão de Manutenção de Esgoto, Daniel Caulyt. “Os objetos descartados de forma irregular na rede da Cesan prejudicam a operação das 165 elevatórias de esgoto instaladas na Região Metropolitana, além de levar prejuízo para o cliente com entupimentos em sua própria rede residencial”.

O gestor conclui que “a Companhia atende diariamente 70% das solicitações feitas para manutenção de rede e esse percentual só irá diminuir com a conscientização da população para o descarte dos materiais no local correto”.

 

Serviço:

Recolhimento de óleo de fritura

Para onde ligar: Secretarias de Meio Ambiente de Vila Velha e Guarapari e de Ação Social em Cariacica

Telefones: (27) 3362-9423 (Guarapari); (27) 3149-7270 (Vila Velha) e (27) 3346-6337 (Cariacica)

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Luciana Roberty

2127-5071/ 99822-8612

Plantão de atendimento à imprensa

(27) 99822-8612

Texto: Danniely Zanotti

www.cesan.com.br

comunica@cesan.com.br

www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.facebook.com/poupeagua

https://www.cesan.com.br/?page_id=9945

 

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade