As Estações de Tratamento de Água (ETA) de Vale Esperança e Carapina, que atendem quatro municípios da Grande Vitória, estão recebendo novos equipamentos que garantem melhorias na qualidade de água distribuída para população. A Gerência de Produção de Água da Cesan, responsável pela introdução desta tecnologia, assegura que o equipamento adiciona a medida exata de sulfato de alumínio no processo de purificação da água.
A implantação iniciou no segundo semestre de 2012 e será finalizada até o segundo semestre do próximo ano. O sistema possibilita a dosagem automática e é composto de um monitor que regula a solidificação das partículas presentes na água que chega às ETAs, de uma bomba que lança o sulfato de alumínio na quantidade correta e um dispositivo que controla a rotação da bomba.
O gestor da Gerência de Produção de Água, Eduardo José Alvarenga Taveira, afirma que com a implantação das novas tecnologias haverá economia de produto químico, otimização do processo de tratamento e melhoria na qualidade da água. “O sistema permite identificar qual a quantidade de sulfato de alumínio necessária para realizar a coagulação e promover o ajuste da dosagem toda vez que ocorrer mudança de vazão ou da característica da água bruta”, explica.
O operador da ETA Carapina, Marco Antônio Modesto Teixeira, relata que “esse processo permite maior controle e diminui intervenções dos técnicos na dosagem”. A implantação desta tecnologia está em fase de estudos pelos líderes dos sistemas Jucu e de Santa Maria.
Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99831-5904
Raquel d’Ávila
2127-5076/99909-7311
Texto: Danniely Zanotti
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_