Nesta quinta-feira (5), a Cesan vai oficializar a parceria com a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), da Ufes, para fazer o monitoramento ambiental da sub-bacia do rio Mangaraí.
A Fest vai realizar estudos sobre sedimentos e vazão da água, medir a quantidade de chuva, coletar amostras e fazer análises laboratoriais, definir as sub-bacias críticas e propor alternativas para redução de sedimentos nos rios e melhorar a qualidade de água nas bacias estudadas.
O contrato, no valor de R$ 129 mil, cobre as análises que vão abranger uma área de 17.400 hectares situada nos municípios de Santa Leopoldina e Cariacica. A execução do monitoramento vai gerar informações científicas necessárias para o Projeto Mangaraí.
Participam da assinatura o diretor e a gerente de meio ambiente da Cesan, Anselmo Tozi e Maria Helena Alves, os coordenadores da Fest e representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O responsável pelo estudo na Fundação é Antônio Sérgio Ferreira de Mendonça, professor, pesquisador e consultor.
Projeto Mangaraí
A atividade faz parte da Carteira de Projetos que o Governo do Estado do Espírito Santo vem negociando com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), denominada Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem.
O objetivo dos levantamentos é subsidiar o Projeto Mangaraí, que prevê ações de reflorestamento, recomposição de estradas de terra e gestão das águas, junto aos produtores agrícolas da região. Os estudos vão indicar alternativas para redução do transporte de sedimentos e melhoria de qualidade de água nas bacias estudadas.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Luciana Roberty
2127-5071/99822-8612
Raquel D’Ávila
2127-5076
Texto: Danniely Zanotti
www.cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua