Escritorio_Atendimento_Cliente_Laranjeiras_SerraA Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está convocando os seus clientes que recebem Bolsa-Família do Governo Federal ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) a se dirigirem aos escritórios de atendimento da Cesan espalhados pelos 52 municípios onde a empresa atua para requererem o benefício da tarifa social ou renová-lo neste ano. A lista com o endereço está disponível no site www.cesan.com.br, neste link.

A Companhia estima que 134.159 clientes podem requerer o benefício. Após  um ano de vigência da tarifa social, instituída pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) por meio da Resolução nº012/2011, apenas 4.388 pessoas estão cadastrados até o momento.  A tarifa social é um benefício da Cesan, em forma de desconto, que incide sobre as tarifas de água e esgoto dos imóveis classificados na categoria Residencial.

De acordo com a gerente de Relações com o Cliente da Cesan, Maria José Fernandes, o imóvel beneficiário da tarifa social deve estar localizado no município onde o usuário esteja cadastrado no Programa Bolsa Família ou BPC. “O imóvel perderá automaticamente o benefício da tarifa social caso não sejam observadas as disposições estabelecidas pela Companhia. Cabe ressaltar que caso a família deixe de utilizar o imóvel beneficiário da tarifa social, deverá comunicar à Cesan para que seja efetuada a devida alteração cadastral”, explicou.

A concessão do benefício passa por uma validação da Cesan, que fará uma avaliação da situação de cada unidade consumidora. Os clientes aptos a requerer a tarifa social devem levar aos escritórios os seguintes documentos:

1- Matrícula do imóvel na Cesan;
2- Vinculação do beneficiário ao imóvel;
3- Cópia do CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento oficial de identificação com foto;
4- Cópia do Cartão de beneficiário do Programa Bolsa Família ou Cartão de Benefício de Prestação Continuada – BPC.
5- Cópia do comprovante de recebimento do valor referente ao Bolsa Família ou Cópia da Declaração do INSS informando recebimento de BPC(mais recente).

Buscando aumentar o número de beneficiados, desde o mês de maio/2012, assistentes sociais da Cesan têm realizado reuniões nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios da Grande Vitória, com o objetivo de orientar os técnicos e a comunidade sobre os critérios de inclusão na tarifa social da Cesan. Ao todo foram capacitados entre técnicos e comunidade 710 pessoas.

Com essas reuniões, a Cesan visa a disseminação da informação sobre a Tarifa Social e o fortalecimento do trabalho em rede com os demais órgãos municipais e estaduais responsáveis pela Política de Assistência Social, garantindo às famílias beneficiárias do Bolsa Família e BPC o acesso ao saneamento básico.

O desconto é progressivo, cumulativo e será diferenciado conforme a faixa de consumo.

Exemplos abaixo:

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Outro exemplo:
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– Os escritórios de atendimento funcionam das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O escritório que está na Central Faça Fácil, em Cariacica, funciona de segunda a sexta-feira de 8 as 17 horas e também aos sábados, das 8 às 13 horas.

Informações importantes:

– A validade do benefício é de 12 meses a partir de sua concessão.

– Cerca de 65% dos clientes da Cesan consomem até 15 mil litros de água/mês.

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Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito
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