O Governador do Estado, Renato Casagrande, e a Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan) entregam obra de sistema de esgotamento sanitário de Montanha
O Governador do Estado, Renato Casagrande, e a Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan) entregam sistema de esgotamento sanitário de Montanha. Créditos: Léo Júnior – Seag.

A população do município de Montanha, localizado no Norte do Estado, acaba de ganhar um novo sistema de esgotamento sanitário. A obra de ampliação e melhorias do sistema foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (27) pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, e pela Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan). Após o investimento, o Córrego Montanha, que é um dos principais do município, deixou de receber uma grande quantidade de esgoto sem tratamento.

Anteriormente, o esgoto bruto era despejado no Córrego Montanha. Com o término das obras, o sistema de esgotamento sanitário agora capta o esgoto das residências para tratar e ajuda a despoluir os rios e lençóis freáticos da região. O diretor de Operação do Interior da Cesan, Carlos Martinelli, frisa que a obra possibilita que os esgotos dos imóveis possam ser ligados às redes da Cesan, eliminando os lançamentos dos resíduos nos córregos e na drenagem pluvial, que é feita somente para escoar água de chuva.

Ele reforçou que a entrega desta obra inicia um processo de despoluição do Córrego Montanha, que corta a cidade. “O Córrego beneficia também outras localidades que utilizam de suas águas para o abastecimento público, irrigação de lavouras e para utilização pelos animais principalmente pecuária, pois esta é uma região de produção de carne bovina e leite”, conta.

Martinelli destaca que os moradores terão muitos benefícios, entre eles melhor qualidade de vida e redução de doenças de veiculação hídrica. “Essa obra representa a recuperação de um patrimônio que estava inacabado e significa dotar parte da sede de Montanha da infraestrutura com instalações adequadas ambientalmente para tratar os esgotos sanitários”, explica.

O Córrego Montanha, um dos principais do município, deixou de receber esgoto bruto após obras de ampliação e melhoria do sistema de esgotamento sanitário
O Córrego Montanha, um dos principais do município, deixou de receber esgoto bruto após obras de ampliação e melhoria do sistema de esgotamento sanitário.

Mais de seis mil habitantes são beneficiados com a implantação de 1.775 metros de redes coletoras de esgoto, 270 metros de emissários, construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), de uma elevatória de esgoto bruto e reforma de outra elevatória, além de 36 metros de travessia de redes. O valor investido foi de cerca de R$ 2 milhões, atendendo os bairros Lajedo, Palinha, Fundão, Amazonas, Angela de Pollo, Ciprestes e parte de Irmã Maria Zélia Prudente.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito

2127-5071/9949-9990

Almir Casagrande

2127-5077/9822-8612

Texto: Danniely Zanotti

www.cesan.com.br

comunica@cesan.com.br

www.twitter.com/DavidGota_

www.twitter.com/McH2O

www.twitter.com/LiganaRede

www.facebook.com/poupeagua

www.facebook.com/seliganarede

 

 

 

 

 

 

 

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade