Nos seis primeiros meses de 2013, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) investiu R$ 321.236,23 em recuperação de áreas degradadas e em educação ambiental. Mais de cinco mil pessoas receberam informações ou visitaram estações de tratamento de água ou de esgoto para conhecer um pouco mais sobre saneamento básico e sua importância. Em toda a Grande Vitória, a companhia está contribuindo com o reflorestamento e fazendo parcerias para a recuperação de áreas degradadas. Parte do Parque da Manteigueira, Parque Municipal Mulembá e Parque Pedra dos Olhos são exemplos de locais onde a Cesan está atuando.
Em Vila Velha, 10 mil m² do Parque Municipal da Manteigueira serão recuperados com a retirada de árvores exóticas e reflorestados com espécies nativas. Além disso, foi instalada uma cerca para proteção e será feita a manutenção com replantio de mudas mortas e irrigação, por dois anos. A ação é um contrato da Cesan com a empresa Building Forests, com objetivo de recuperar a paisagem do Parque, promovendo benefícios ambientais para a comunidade local. Já em Vitória, o Parque Pedra dos Olhos, que fica em plena área urbana no bairro Tabuazeiro, está no segundo ano de recuperação florestal. O trabalho iniciou em dezembro de 2011, em parceria com a Secrataria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, com o objetivo de reflorestar uma área de 18.400 m², realizando um plantio de 2.453 mudas.
No Parque Municipal de Mulembá, a Cesan colaborou com o projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), contribuindo com insumos e técnicos para organizar o plantio de 1000 mudas para cobrir meio hectare dos 10,75 hectares. O projeto faz parte do Programa Reflorestar que busca recuperar outras sete áreas localizadas no interior, totalizando a recuperação de 33,78 hectares no Estado.
Ecossistema pouco privilegiado pela população, áreas de restingas também estão sendo recuperadas pela Companhia. Em Vila Velha, a Cesan fez uma parceria com o Movimento Vida Nova, Vale e Prefeitura Municipal para criar o projeto “Amigos da Restinga”, com o objetivo de recuperar e preservar a vegetação nas praias de Itaparica, Praia da Costa e Itapõa, além de realizar ações para sensibilizar e educar os banhistas com assuntos ambientais. Na Serra, na praia do Solemar está sendo feita a recuperação do patrimônio paisagístico e ambiental, em uma área de 10 mil m². Para isso, serão utilizadas aproximadamente 600 mudas de vegetação de restinga como palmeira guriri, aroeira e abricó da praia, entre outras. Ainda foram construídas cercas, foi feita a retirada de espécies exóticas, coleta de lixo, além de instalação de lixeiras.
A pedido das escolas e em todos esses projetos a Cesan envolve a comunidade do entorno, fazendo palestras nas escolas, levando moradores, lideranças e estudantes tanto para conhecer os locais de reflorestamento quanto nas estações de tratamento de água e esgoto. Só neste ano, cinco mil pessoas foram envolvidas 138 atividades educativas, importantes para esclarecer mais sobre o saneamento e sua importância ambiental.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Raquel D’Ávila
2127-5076/9909-7311
Texto: Gabriela Ribeiro e Raquel D’Ávila
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua