Transparência
icon-transparencia
18/02/2013
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Interação marca relação da Cesan com comunidades

Além Além das reuniões periódicas, a Cesan promove um encontro anual com lideranças comunitárias A Cesan mantém diálogo constante com as comunidades onde atua por meio da interação entre lideranças populares, moradores e representantes da companhia. Além de solucionar demandas das comunidades, esse trabalho tem o objetivo de promover a adesão aos sistemas de saneamento e ampliar a participação social nas decisões da empresa.

Somente no ano de 2012 as equipes da Cesan realizaram 32 reuniões com comunidades e 56 visitas técnicas e encontros com lideranças populares. O destaque do ano foi a realização do seminário 3º Encontro de Lideranças Comunitárias da Grande Vitória, que reuniu 160 pessoas na Capital para debater o tema “A Gestão do Saneamento e o Desenvolvimento Social do Espírito Santo”.

O professor doutor Edmilson Teixeira, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, convidado como palestrante, definiu o encontro como “Mistura de saberes”. Em sua palestra, ele abordou os temas “Desenvolvimento Sustentável de Regiões”; “Água e Desenvolvimento de Regiões”; “Saneamento e Gestão Integrada das Águas” e “Desenvolvimento Social no Espírito Santo, Saneamento e Gestão Integrada das Águas”.

“A água é uma só. Não é só a empresa de saneamento que tem que cuidar dos recursos hídricos. Os municípios e vocês devem se integrar para realizar boas práticas de cooperação que não podem estar restritas às suas regiões, pois há pessoas com a mesma demanda por água que vocês em locais distantes. O conhecimento das questões por parte das lideranças, que estão à frente das comunidades, é fortalecido com o saber técnico. Juntos e integrados, o trabalho conjunto é positivo para todos e para a estruturação de projetos positivos para a sociedade como um todo’, enfatizou o professor Teixeira.

Se liga na rede
A Gerência de Relações com o Cliente, por meio da Divisão de Relações com a Comunidade da Cesan, atua ainda no maior programa de adesão aos sistemas de esgotamento sanitário já realizado no Espírito Santo, o Se Liga na Rede. Em linhas gerais, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ligar os imóveis às redes de esgotamento sanitário implantadas pela Cesan. Somente na Região Metropolitana da Grande Vitória, são mais de 80 mil ligações disponíveis.

O trabalho consiste em visitas domiciliares e promoção de eventos de conscientização, como reuniões nas comunidades e exibição de filmes com a temática da sustentabilidade. O programa ainda prevê a realização de ligações gratuitas dos imóveis às redes, com a aplicação de R$ 10 milhões anuais de recursos provenientes da desoneração, pelo Governo do Estado, do ICMS sobre o consumo de energia da Cesan.

Redução de impactos
É inegável a importância das obras de saneamento para a saúde e qualidade de vida da população. Porém, como em qualquer tipo de obra, antes dos benefícios, há o impacto causado pelos serviços, principalmente na mobilidade, quando as intervenções são realizadas em áreas urbanas já constituídas. Com a finalidade de reduzir esses impactos, a Cesan mantem um plano de redução dos transtornos de obras que tem como pilares a transparência e o bom relacionamento com as comunidades.

Em 2012 a Cesan investiu R$ 232 mil nessas atividades, que consistem basicamente em informar às pessoas, com antecedência, sobre o tipo de obra que será realizada, o valor dos investimentos e o prazo de duração. Isso permite que os moradores se organizem no período de obras, principalmente em relação à rotina doméstica e deslocamentos para o trabalho, escola e outros.

As equipes coordenadas pela Gerência, por meio da Divisão de Relações com a Comunidade da Cesan, organizam reuniões com as comunidades e fazem visitas domiciliares. As atividades são realizadas antes do início dos serviços, no período de execução das obras e após a conclusão, com objetivo de promover a adesão aos sistemas de saneamento e o uso correto da infraestrutura.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade