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21/01/2013
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Cesan fiscaliza estabelecimentos comerciais nas praias do ES

Os Os fiscais analisam a procedência da água e combatem irregularidades A fiscalização anual que a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) realiza nas principais praias do Espírito Santo prossegue até fevereiro. O objetivo é analisar a proveniência da água utilizada nos estabelecimentos comerciais, reduzir a inadimplência e combater irregularidades nas ligações de água. Foram encontradas, até o momento, nove fraudes, os chamados gatos.

Quando a empresa encontra um gato, a Cesan retira a irregularidade e aplica a penalidade que é a cobrança de seis vezes o valor da tarifa média de consumo e o valor projetado do que o imóvel teria gasto no período em que o gato estava ativo. Os técnicos da empresa estão vistoriando estabelecimentos comerciais nas praias da Grande Vitória.

Durante as visitas, os fiscais da Cesan verificam se os estabelecimentos comerciais estão utilizando água tratada ou de poços, que é imprópria para preparo de alimentos e consumo humano, pois pode provocar danos à saúde. Os imóveis que estiverem em débito com a empresa poderão ter o seu abastecimento de água cortado e as eventuais fraudes, os chamados gatos, serão retirados e hidrômetros serão instalados nos locais sem medição.

A fiscalização dos quiosques e estabelecimentos comerciais próximos às praias busca garantir a qualidade da água fornecida pela Cesan, através do combate ao desperdício e a redução das perdas de água decorrentes de furtos, que prejudicam o abastecimento à população.

No último verão, a Cesan fiscalizou 668 estabelecimentos comerciais na orla do Espírito Santo. Foram encontrados 42 gatos e em 19 deles os técnicos identificaram uso apenas de água de poço ou junto com água da Cesan. Foram suprimidas 14 ligações que violaram o corte por falta de pagamento.

Plano de combate aos gatos e denúncias

Fora do período do verão, a Cesan tem um trabalho durante o ano todo de combate aos gatos. A política de combate a ligações clandestinas faz parte do plano de redução de perdas da Companhia e tem reflexo na melhoria da qualidade do abastecimento de água para a população, já que o volume de água que deixa de ser desviado passa a atender aos clientes com ligações regulares.

As denúncias de fraudes nas ligações de água (os chamados gatos) podem ser feitas pelo telefone 115, pelo e-mail atcliente@cesan.com.br ou pelo site https://www.cesan.com.br/ , por meio do link Fale Conosco. A empresa garante o anonimato.

Confira as praias que estão sendo percorridas pela fiscalização:

Vitória
Curva da Jurema, Camburi.

Vila Velha
Praia da Sereia, Praia das Baleia, Ponta da Fruta, Lagoa, Praia dos Arrecifes, Barra do Jucu, Itaparica, Itapoã, Praia da Costa, Prainha.

Serra
Praia de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
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