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03/12/2012
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Cesan mantém certificação na Gerência de Gestão e Controle da Qualidade

Equipe Equipe da Gerência de Gestão e Controle da Qualidade da Cesan que recebeu a auditoria A Gerência de Gestão e Controle da Qualidade da Cesan manteve o certificado do Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001:2008, após auditoria realizada nos dias 29 e 30 de novembro pela certificadora internacional BSI. Os auditores Cláudio Souza e Tarcísio De Nadai concluíram que o sistema de qualidade encontra-se de acordo com a norma de referência, recomendando a manutenção da certificação.

O escopo do Sistema da Qualidade da Gerência foi recentemente ampliado e passou a incluir os serviços de fornecimento de soluções, que a Divisão de Controle e Qualidade presta aos Laboratórios operacionais das Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE), atendimento a reclamações de qualidade da água e as pesquisas coordenadas pela Divisão de Gestão e Pesquisa.

O atual escopo do Sistema da Qualidade compreende: análises físico-químicas, microbiológicas e hidrobiológicas de água e esgoto, fornecimento de soluções, verificação e avaliação de equipamentos, análises de produtos químicos, atendimento a reclamações de qualidade da água e as pesquisas coordenadas pela Divisão de Gestão e Pesquisa.
 
Para a gerente de Gestão e Controle da Qualidade da Cesan, Elza de Abreu Costa, este é o resultado do esforço de toda a equipe que, desde 2006 vem atuando conforme requisitos da norma. Um Sistema Certificado oferece diversos ganhos, mas o principal deles é a oportunidade de ter os processos constantemente revisados, analisados e otimizados, destacou.

A Gerência de Gestão e Controle de Qualidade da Cesan foi a primeira área da Companhia a ser certificada em 2006 e se prepara para que em 2013 diversos ensaios realizados no Laboratório Central em Cobi e no Laboratório de Esgoto, localizado no bairro Joana D'Arc, recebam a Acreditação do Inmetro na Norma NBR/ISO 17025.

Além da Gerência de Gestão e Controle de Qualidade, a Cesan também possui três de suas áreas com Certificação ISO 9001:2008: os Escritórios de Atendimento e o Call Center e o Centro de Controle Operacional. Em março de 2012, ocorreu a cerimônia de ordem de início dos serviços para a implementação da ISO 9001:2008 nas unidades das Gerências de Tecnologia da Informação (R-GTI), Logística (R-GLG) e Recursos Humanos (R-GRH).


ISO 9001

A sigla ISO significa International Standards Organization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Fundada em 1947, em Genebra, sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No Brasil, o órgão que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A série ISO 9001 é a mais completa de todas, pois garante a qualidade do produto desde o projeto inicial, passando pela fase de desenho industrial, acompanhando a manufatura e o desenvolvimento, até a venda para o consumidor final. Nesta série, existem 20 testes que os produtos devem ser submetidos, para serem aprovados. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade.

Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
Texto: Marcella Lucci
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