Transparência
icon-transparencia
22/11/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Integração da Cesan com a sociedade marca Encontro de Lideranças

Em Em sua palestra, o professor Edmilson Teixeira, da UFES, falou sobre “Desenvolvimento Sustentável de Regiões”, “Água e Desenvolvimento de Regiões”, entre outros temasMisturar saberes!”, foi com esta frase que o professor doutor Edmilson Teixeira, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, definiu o 3º Encontro de Lideranças, realizado pela Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan) nesta quarta (21), às 18h40, no Cerimonial Vilani, na Mata da Praia, em Vitória. Para um público formado por 160 pessoas, o tema “A Gestão do Saneamento e o Desenvolvimento Social do Espírito Santo foi debatido, e os representantes das comunidades da Região Metropolitana da Grande Vitoria (RMGV) ficaram atentos às informações sobre boas práticas de cooperação para fortalecer o papel que representam em seus bairros.

Estiveram presentes o diretor-presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, o diretor de Operações do Interior, Carlos Martinelli, o diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi e a diretora de Operações Metropolitanas, Sandra Sily, além de técnicos da empresa.

“Agradecimento. Esta é a palavra-chave para enfatizar a parceria que as lideranças comunitárias têm com a Cesan, pois nossa relação com os clientes, vocês e as pessoas que representam, é a de prestar um bom serviço, um produto de qualidade. E buscamos atender bem a população, com atenção e presteza. Por isso, contamos com a ajuda de vocês para cada vez mais aprimorarmos nosso trabalho”; disse Neivaldo Bragato, diretor-presidente da Cesan, ao dar boas-vindas aos presentes.

Também Também participaram do evento o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato; o diretor técnico da Arsi, Fernado Assad; o presidente da Famopes, Marquinho dos Santos e a gestora da Divisão de Relações com a Comunidade da Cesan, Wanusa Santos gestora da Divisão de Relação com a Comunidade da Cesan, Wanusa Santos, abriu o encontro afirmando que é preciso sempre discutir as ações para avançar. “O importante não é só concordar, precisamos discutir as propostas. Esse foi um ano de muitas atividades da companhia, onde buscamos, principalmente, fortalecer a relação com a comunidade. Considero esse momento um novo período de fortalecimento dessa relação e de muito aprendizado”, destacou.

O presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), Marquinho dos Santos, considerou o 3º Encontro de Lideranças uma atitude de respeito da Cesan para com as comunidades. “Temos nos esforçado bastante também para reforçar a convocação da Cesan, como na divulgação do programa Se Liga na Rede. Participamos ativamente para avançar na saúde e preservação do meio ambiente. A Cesan pode contar com a Federação, estamos juntos”, afirmou.

Marquinho Marquinho dos Santos, presidente da Famopes Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (Arsi) também participou do evento com a presença do diretor técnico, Fernando Assad. “Nesse momento tenho que elogiar a iniciativa da Cesan na realização desse encontro. Quanto mais próximo a companhia estiver da comunidade melhor poderá atender seus clientes. Por isso, parabenizo pelo evento”, disse.

Em sua palestra, o professor Edmilson Teixeira abordou os temas “Desenvolvimento Sustentável de Regiões”; “Água e Desenvolvimento de Regiões”; “Saneamento e Gestão Integrada das Águas” e “Desenvolvimento Social no Espírito Santo, Saneamento e Gestão Integrada das Águas”.

“A água é uma só. Não é só a empresa de saneamento que tem que cuidar dos recursos hídricos. Os municípios e vocês devem se integrar para realizar boas práticas de cooperação que não podem estar restritas às suas regiões, pois há pessoas com a mesma demanda por água que vocês em locais distantes. O conhecimento das questões por parte das lideranças, que estão à frente das comunidades, é fortalecido com o saber técnico. Juntos e integrados, o trabalho conjunto é positivo para todos e para a estruturação de projetos positivos para a sociedade como um todo’, enfatizou o professor.

Maria José Fernandes, gerente de Relações com o Cliente da Cesan, apresentou os projetos Se Liga na Rede; Redução de Perdas de Água; Tarifa Social, Campanha de Recadastramento e Negociação de Débitos. Depois foi aberto debate com os presentes.

Também Também participaram dos debates a gerente de Relações com o Cliente da Cesan, Maria José Fernandes e a diretora de Operação Metropolitana da Companhia, Sandra Sily presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Guarapari (FAMOMPOG), Andréa Gante, ressalta que são as lideranças comunitárias que conhecem a realidade dos moradores e recebem informações de como a empresa trata do recurso água. “É vital para todos repassarem a importância do trabalho em suas comunidades”, falou Andréa. Ela disse ainda que tem satisfação em tratar de certos assuntos com a Cesan, situação que não ocorre com outras empresas, pois não há interação com elas. “Mas faço uma ressalva de que as obras têm que ter acompanhamento e integração também com as prefeituras, para que ao final dos trabalhos as vias sejam entregues perfeitas à população”. Andréa Andréa Gante, presidente da Famompog

Os representantes do Conselho Popular de Vila Velha, Marcello Rosa da Costa e Robson da Paixão, falaram sobre a importância do evento demonstrar que a Cesan valoriza o líder comunitário. “O Encontro serve para aproximar a Companhia da sociedade, ampliar conhecimento com as palestras. Sobre os problemas que surgem, a empresa nos dá respostas e isso nos faz crer que sempre está de portas abertas com a sociedade”, disse Marcello. Já Robson elogiou a iniciativa de tirar dúvidas sobre saneamento básico, pois os presentes ao evento puderam conhecer todo o cuidado com o meio ambiente, o investimento que é feito até a água chegar às casas, lembrando que a população também é responsável por manter a preservação ambiental. Marcello Marcello Rosa, do Conselho Popular de Vila Velha

Robinho, Robinho, do Conselho Popular de Vitóriaobson Willian Almeida Costa, o Robinho do Conselho Popular de Vitória, finalizou enfatizando a importância do evento para demonstrar o respeito da Companhia com o movimento popular, ou seja, com a base, quem está na ponta, conhece os problemas e as possíveis soluções. “Em vários fóruns e conferências citamos a Cesan, ressaltando que todas as empresas deviam fazer o mesmo”.


Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.


Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel D’avila
2127-5076/9909-7311
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.twitter.com/Liganarede
www.facebook.com.br/poupeagua
www.facebook.com.br/seliganarede
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade