img_0716.jpg
É muito importante a participação da Cesan nesta feira para informar sobre a reciclagem de resíduos sólidos na agricultura, afinal, é um material que garante um ótimo custo benefício e ainda não é do conhecimento por grande parte da população, afirma o engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Felipe Rauta, que visitava o estande da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

No local, técnicos explicam como foi desenvolvido o Biossólido a partir do lodo de esgoto. Também estão distribuindo material informativo sobre as aplicações desse adubo orgânico e suas vantagens em relação aos fertilizantes convencionais. O engenheiro agrônomo Felipe Rauta destacou ainda a importância do Manual de Uso Agrícola e Disposição do Lodo de Esgoto para o Estado do Espírito Santo, desenvolvido pela Cesan e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Este manual garante muita informação, não adianta saber apenas produzir, as pessoas devem saber como usar o lodo de esgoto, conclui.

Técnicos Técnicos explicam como foi desenvolvido o Biossólido a partir do lodo de esgoto
O estande também conta com uma maquete, na qual os visitantes podem visualizar a forma correta com que as tubulações dos imóveis devem ser conectadas às redes de esgotamento sanitário da Cesan. Achei a maquete muito prática e informativa, consegui aprender que não se deve jogar gordura na pia e também todas as etapas do processo de tratamento de esgoto, afirmou o estudante Daniel Moura.

A 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, mobilizar a população e mostrar a importância dos temas abordados para o desenvolvimento do Estado, do País e principalmente para toda a sociedade. O evento este ano tem 250 estandes, quatro auditórios, quase 1.500 profissionais trabalhando e mais de 40 apoiadores e patrocinadores entre instituições públicas e privadas.

O Biossólido

O projeto sobre o uso do lodo de esgoto na agricultura começou em outubro de 2007 e é resultado de um convênio de cooperação técnico-financeira entre a Cesan e o Incaper.

O O estande também conta com uma maquete, para os visitantes visualizarem a forma correta com que as tubulações dos imóveis devem ser conectadas às redes de esgotamento sanitário da Cesan Além de financiar todo o projeto, com investimento de R$ 622 mil, a Cesan está estruturando uma usina de tratamento do lodo de esgoto para preparar o biossólido para a agricultura. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, na Grande Vitória, a produção de lodo é de 400 toneladas por mês. A usina terá capacidade de preparar 200 toneladas mensais. Também vamos organizar a logística de distribuição para os agricultores, afirmou. Tozi lembrou ainda que a implantação das novas redes de esgoto pela Cesan beneficiaram 500 mil pessoas na Grande Vitória, que vão deixar de lançar o esgoto bruto no meio ambiente e vão gerar mais lodo que poderá ser transformado em Biossólido.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Texto: Marcella Lucci
Charley Fernandes
2127-5022/9962-3973
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O
www.facebook.com/poupeagua

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade