Transparência
icon-transparencia
06/03/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan e PMV dão mais um passo para fazer de Vitória a primeira Capital com 100% do esgoto tratado

cesanepmvassinamtermocooperacao2.jpg O presidente da Cesan e o prefeito de Vitória assinam termo de cooperação.  Nesta terça-feira (06) foi assinado um termo de compromisso que dá inicio a um estudo para preparar o Plano de Saneamento nos eixos água e esgoto e ao trabalho rumo à regulamentação da concessão do serviço de água e esgoto em Vitória. É mais um avanço para que a Capital, por meio da Prefeitura de Vitória, Governo do Estado e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), se torne a primeira a ter 100 % do esgoto tratado, oferecendo saneamento, sinônimo de qualidade de vida e saúde para a população. Participaram da solenidade o prefeito de Vitória, João Coser; e o diretor-presidente da Cesan, Neivaldo Bragato.

O estudo abrange demandas de perspectiva financeira, econômica, concepções, avanços tecnológicos, situação do meio ambiente, recursos hídricos, ações de emergência e contingência e outros. São procedimentos para o cumprimento da legislação atual (lei federal 11.445 de 2007), que estabelece o marco regulatório para o setor no Brasil.

A lei exige que sejam feitos novos termos, pois as concessões anteriores não possuíam esta regra geral. O presidente ressaltou que é importante que seja definido logo este estudo para que se mantenham abertas todas as portas de investimento, o que é primordial para o Estado e até mesmo para o país. Em seminário do qual participei recentemente, percebi que o Espírito Santo virou referência no setor de saneamento, pois estamos à frente de muitas cidades do Brasil que tratam 82% de seu esgoto. Estamos passando na frente de muitas capitais, porque estamos próximos de atingir a meta de 100% em Vitória, disse Neivaldo Bragato.

O diagnóstico e o prognóstico estabelecem metas e prazos a curto, médio e longo prazo durante o período da cesanepmvassinamtermocooperacao1.jpg Diretoria da Cesan e representantes da PMV dão mais um passo para a universalização do esgotamento sanitário em Vitória.  concessão, que é de 25 a 30 anos.Este processo está acontecendo em todos os municípios onde há concessões operadas pela Cesan. O objetivo é dividir a responsabilidade entre o prestador de serviço, o município e o cidadão, com regras claras e fiscalização eficaz, afirma Bragato.

Também estiveram presentes na assinatura o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi; o diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli; a diretora de Relações com o Cliente, Antonina Sily; Terezinha Vanzo (coordenadora) e Arnaldo Castor, analista de sistemas de saneamento, ambos da Coordenadoria de Relações Institucionais; Dalton Ramaldes, gerente de Coleta e Tratamento de Esgoto; e Daniel Caulyt, gestor da Divisão de Manutenção de Esgoto; além dos secretários municipais João Luiz Paste, de Captação de Recursos; Romário de Castro, de Serviços; Domingos Sávio Gava, de Transportes e Infra-estrutura; e Margareth Batista, do Projeto Terra Mais Igual.


Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
www.twitter.com/DavidGota_
www.twitter.com/McH2O

www.facebook.com/poupeagua


icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade