Transparência
icon-transparencia
14/02/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Órgãos públicos recebem treinamento da Cesan para uso racional da água

O O diretor do Meio Ambiente Anselmo Tozi, apresentou o programa de uso racional da água A Cesan realizou nesta terça (14) um treinamento, no auditório da Assembléia Legislativa, com cerca de 40 representantes de órgãos públicos para o consumo racional de água. O programa chamado Conservação e Uso Racional da Água – Cura é um desdobramento do Protocolo de Intenções estabelecido entre Governo do Espírito Santo, Cesan, Instituto Estadual de Meio Ambiente – Iema e Agência de Serviços Públicos do Espírito Santo – Aspe, em dezembro de 2011.

O programa incentiva a redução do desperdício e de perdas em prédios públicos podendo para gerar economia no consumo. Nessa primeira etapa, estão envolvidos a Assembléia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral do Estado – PGE e Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – Seger.
A A consultora da Etep, Sônia Nascimento, ministrou um treinamento apontando a importância da instalação de equipamentos com menor consumo de água O Diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, abriu o evento afirmando que a Companhia está treinando os representantes desses poderes para que eles sejam pioneiros na utilização de uma série de instrumentos e ferramentas que sendo trocados diminuem até 30% do consumo. Pode parecer contraditório, mas a Cesan quer que o consumo seja reduzido, que a população evite o desperdício desse bem que é vital para o ser humano. Para isso, é preciso utilizar a água de maneira racional, por isso estamos treinando profissionais dos três poderes que lidam com manutenção nos diversos órgãos para usar bem a água., afirma.

Após a abertura, a consultora da Etep, Sônia Nascimento, ministrou um treinamento apontando a importância da instalação de equipamentos com menor consumo de água, conscientizando os usuários sobre a escassez da água e incentivando-os a utilizá-la de modo racional. Segundo a palestrante, o programa é muito importante para a companhia, que tem como retorno a redução de investimentos na captação e tratamento de água, gerando menos esgoto para ser tratado e consumo de energia elétrica.

Diversos Diversos órgãos participaram do treinamento O programa é implantado em duas etapas. Na primeira, a Cesan faz o diagnóstico, levantamento do custo de implantação, além de vistoria local. Em seguida, a instituição pode contratar um prestador de serviço para realizar as intervenções, avaliação e manutenção. Também é prever cursos de treinamento e capacitação para os funcionários. Os cursos são voltados para preparar controladores do uso da água, conscientizar profissionais das áreas de limpeza e lavanderia sobre economia, além de preparar multiplicadores.

Projeto Piloto
De novembro de 2011 a janeiro deste ano, a Cesan fez uma experiência piloto de consumo racional de água na residência oficial do Governador, na Praia da Costa. O local foi totalmente adequado para racionalizar água. Foram feitos testes para verificação de vazamentos, reparos e correções na rede e reservatórios de água. Em fase de monitoramento, a meta é atingir uma redução de 20 a 30 % no consumo de água. Após as intervenções, os funcionários da residência foram treinados para utilizar os equipamentos instalados para economizar água. Foram trocadas torneiras, vasos sanitários, e feitos testes para verificação de vazamentos, reparos e correções na rede e reservatórios.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel D`Ávila
2127-5076/9909-7311
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade