Transparência
icon-transparencia
20/01/2012
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan contribui para elevar índices de saneamento no ES acima da média nacional

ETA Estação de Tratamento de Água de Vale Esperança.  No Espírito Santo, acessos adequados a abastecimento de água e esgotamento sanitário estão acima da média nacional, de acordo com dados divulgados, nesta quinta-feira (19), pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Segundo o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, os investimentos da Cesan em melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgoto nos 52 municípios onde atua, sobretudo por meio do Programa Águas Limpas, nos últimos anos, contribuíram para o bom desempenho dos índices alcançados.

De 2001 a 2009, a água encanada no Brasil aumentou sua cobertura, passando de 81,4%, em 2001, para 87,72%, em 2009. Nesse mesmo período, no Espírito Santo, cresceu de 93,39% para 99,04%, o que pode ser considerado como uma universalização do abastecimento de água. Mesmo a população rural já tem cobertura semelhante à urbana no último ano da série. Quanto à cobertura de esgotamento sanitário, no mesmo período, o País saltou de 58,47% para 62,01%, enquanto o Estado passou de 59,02% para 72,12%.


O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, esteve no Espírito Santo para apresentar o documento Situação Social dos Estados, elaborado pelo Ipea. Pochmann expôs os índices referentes ao Estado em diferentes áreas de interesse das políticas sociais. O Espírito Santo foi o primeiro Estado no qual o estudo, que abrange todas as unidades da federação, foi apresentado.

ETA Estação de Tratamento de Água de Cobi.  A pesquisa aponta dados de diversos fatores sociais, como saúde, educação, cultura, saneamento, habitação, seguridade, pobreza, desigualdade, demografia, previdência, trabalho e renda. Os índices são comparados às médias do Sudeste e do Brasil, possibilitando a análise da evolução no Estado de índices como a renda domiciliar per capita, o percentual dos extremamente pobres, o analfabetismo, a mortalidade infantil, as taxas de homicídio e a renda do trabalho.

Para dar conta do tipo de abordagem proposta, a fonte de informação mais
completa, em termos de abrangência territorial e periodicidade, é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/ IBGE). Entretanto, quando a PNAD não foi suficiente, utilizaram-se também outras fontes de dados. Além disso, restringiu-se o período de análise a 2001-2009.

O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, cujas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

Confira a pesquisa com os dados do ES aqui.
 
ETA Presidente do Ipea, Márcio Pochmann, esteve no Espírito Santo para apresentar o documento Situação Social dos Estados 


Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Almir Casagrande
2127-5077/9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ipea
(
61) 3315-5334
ascom@Ipea.gov.br


Assessoria de Comunicação/IJSN
Larissa Linhalis
comunicacao@ijsn.es.gov.br
(27) 3636-8066 / 9887-8488
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade