A A Cesan vai plantar 2.400 mudas de 30 tipos de árvores nativas no Parque da Pedra dos Olhos O reflorestamento é primordial para que se tenha água de qualidade. Com vários projetos no Estado, a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), neste 21 de setembro, Dia da Árvore, contabiliza o plantio de 47.268 mudas de espécies nativas em cinco anos. Ainda neste mês, foi concluído mais um processo licitatório para recuperação de região onde há floresta devastada.

Em uma área de 18.400 m² no Parque Natural Municipal Pedra dos Olhos, serão plantadas 2.400 mudas de 30 tipos de árvores nativas, contribuindo para a revitalização e proteção de nascentes do local. Essa iniciativa atende uma condicionante de compensação ambiental referente à implantação da adutora de água tratada de Carapina-Goiabeiras na BR 101.

O Parque Pedra dos Olhos, localizado no coração da ilha de Vitória, está inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço Central e faz divisa com o Parque da Fonte Grande. Juntos compõem a maior reserva de Mata Atlântica da capital.

O Parque Pedra dos Olhos, localizado no coração da ilha de Vitória, está inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço Central e faz divisa com o Parque da Fonte Grande. Juntos compõem a maior reserva de Mata Atlântica da capital.

O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, ressalta a importância do reflorestamento no aumento dos recursos hídricos, no combate às mudanças climáticas e na redução dos prejuízos na agricultura. Temos projetos na área de meio ambiente, com parcerias importantes. O objetivo é preservar as áreas de nascentes e de recarga, para que possamos incrementar a produção de água de qualidade, concluiu.

Conheça outros projetos de recuperação de vegetação da Cesan:

Projeto Nascentes
O objetivo principal é incrementar a produção de água e melhorar sua qualidade. É executado em parceria com os produtores rurais dos municípios de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. A meta é a preservação de 17 áreas das bacias, incluindo nascentes e áreas de recarga, dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória.
Os agricultores atuam recuperando a vegetação de áreas devastadas e protegendo as áreas de nascente. Com esse investimento, a empresa vai proteger 6,78 hectares de vegetação, sendo 4,7 hectares de áreas recuperadas, beneficiando diretamente 74 agricultores.
As bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória banham dez municípios da Grande Vitória e da Região Centro-Serrana do Estado, abastecendo quase 50% da população capixaba. Com a preservação das áreas de nascente, 1,6 milhão de habitantes serão beneficiados.

RPPN Afonso Cláudio

Parceria da Cesan com o Instituto Terra para a recomposição florestal de uma área de 2,5 hectares no município de Afonso Cláudio, sul do Espírito Santo. Está previsto o plantio de 2.780 mudas na área, pertencente à empresa. O convênio estabelece ainda a cooperação do Instituto para a criação de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Cesan, a ser estabelecida em área contígua à Estação de Tratamento de Esgoto do município, com 14 hectares.

Projeto Pedra Azul Domingos Martins
Reflorestamento de uma área de 11.000 m², inserida dentro do Parque Estadual da Pedra Azul. O plantio foi concluído no final de 2010 com 1.467 mudas de árvore de mata atlântica plantadas na região.

Projeto Duas Bocas Cariacica
Reflorestamento de 3.071 m² de área na Reserva Biológica de Duas Bocas, com mudas florestais de mata atlântica.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito
2127-5071/9949-9990
Raquel D'Ávila
2127-5076
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade