A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) é a quinta melhor empresa do Brasil no Setor Serviços Públicos no ranking publicado pela revista As Melhores da Isto É Dinheiro 2011 – As 500 melhores empresas do Brasil. A Cesan é a quinta colocada em Governança Corporativa, com destaque para a transparência das informações, existência e acompanhamento de planejamento estratégico, implementação do Código de Ética, além dos investimentos para ampliar os serviços de saneamento.
O diretor-presidente da empresa, Neivaldo Bragato, afirma que se pode atribuir a colocação a uma gestão profissionalizada da empresa, com foco no cliente, que começou em 2003 e continua até hoje. Esse processo resultou na recuperação econômico-financeira da empresa, possibilitando a virada e tornar a Cesan uma referência entre as companhias de saneamento do País. Desde a recuperação, a Cesan vem combatendo perdas e desperdícios de toda a ordem, controlando despesas operacionais e estreitando relações com municípios e com a sociedade, explicou.
A Companhia manteve a performance e ficou bem posicionada também no item Inovação e Qualidade, pela eficiência administrativa na gestão da empresa nos últimos anos. Entre as ações que contribuíram para o alcance dessa posição, Bragato enfatiza a criação, em 2004, do Comitê Permanente de Cooperação Técnico Cientifica da Cesan.
Um dos objetivos do Comitê é coordenar as ações de pesquisa e inovação na empresa. Com base nisso, criamos, desde 2007, o Encontro de Inovação da Cesan, que acontece uma vez por ano. O comitê também faz o gerenciamento e elaboração dos convênios com instituições de ensino e pesquisa. Atualmente na empresa existem 17 pesquisas em andamento e 57 já concluídas, disse.
Ainda segundo ele, para a inovação avançar, é preciso ampliar os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, incentivar as pesquisas e capacitar os profissionais. Isso nós fazemos por meio do comitê e da Divisão de Gestão e Pesquisa. A empresa também estimula a participação de empregados em congressos e seminários, acrescentou.
A revista aponta as 500 melhores empresas do Brasil, divididas por setores e classificadas a partir de cinco critérios de gestão: sustentabilidade financeira, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade social e ambiental e governança corporativa.
O ranking da Isto É Dinheiro é organizado pela Trevisan, uma das mais renomadas consultorias do país. As empresas participantes foram comparadas com outras de seu mesmo setor de atividade, a partir da análise de informações relativas ao exercício de 2010, e cada indicador tem um peso específico.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Marcia Brito
2127-5073/ 9949-9990
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br