Auditoria semestral realizada nos dias 13 e 14 de janeiro. O Call Center e os Escritórios de Atendimento ao cliente da Cesan na Região Metropolitana da Grande Vitória mantiveram o certificado do Sistema de Gestão da Qualidade, após auditoria de supervisão semestral realizada nos dias 13 e 14 de janeiro pela Fundação Vanzolini. O auditor concluiu que o sistema da qualidade encontra-se de acordo com a norma de referência ISO 9001:2008, recomendando a manutenção da certificação.
O auditor avaliou o Escritório da Qualidade, o processo de Recursos Humanos, o Call Center e por amostragem os Escritórios de Atendimento de Cariacica/Viana e Guarapari. A reunião de encerramento ocorreu na última sexta-feira (14), com a presença do diretor de Relações com o Cliente, Ricardo Maximiliano Goldschmidt, e da equipe envolvida no escopo da certificação.
Todos os colaboradores envolvidos no escopo da certificação praticam a Política da Qualidade, que é prestar serviços
Call Center da Cesan. de atendimento ao cliente com confiabilidade e qualidade, comprometendo-se com a satisfação dos clientes e a melhoria contínua dos processos e produtos.
A certificação ISO 9001:2008 foi conquistada pela primeira vez em junho de 2010, após a auditoria realizada pela Fundação Vanzolini. O objetivo da implantação do sistema de gestão da qualidade é melhorar o atendimento presencial e por telefone, conquistando a confiança dos clientes.
Receberam a certificação ISO 9001:2008 os escritórios de atendimento ao cliente nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão. O call center, que também foi certificado, atende a todos os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de Anchieta, Piúma, Nova Venécia, Santa Teresa e Castelo.
Desde agosto de 2008, os atendentes do Call Center e dos Escritórios de Atendimento ao Cliente dos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão participaram sistematicamente de treinamentos para subsidiar a obtenção da certificação. Foram realizados cursos para a organização e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, que segue os requisitos da ISO 9001:2008; além da elaboração de Manual da Qualidade. Os atendentes também foram treinados nos 75 procedimentos operacionais que seguem padrão da norma.
ISO 9001A sigla ISO significa International Standards Organization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Fundada em 1947, em Genebra, sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.
No Brasil, o órgão que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A série ISO 9001 é a mais completa de todas, pois garante a qualidade do produto desde o projeto inicial, passando pela fase de desenho industrial, acompanhando a manufatura e o desenvolvimento, até a venda para o consumidor final. Nesta série, existem 20 testes que os produtos devem ser submetidos, para serem aprovados. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade.
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