placa_de_inaugurao.jpg O governador Paulo Hartung destacou a importância das ligações de esgoto durante a solenidade de inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mãe-Bá, na tarde desta quinta-feira (19). É preciso que todos liguem seus imóveis às redes de esgoto existentes. Estou fazendo campanha a favor das ligações, porque a estação está pronta. Quando o esgoto não é tratado, como resultado há a poluição dos rios e praias. Além disso, ocorre um descontrole no número de doenças. Por isso, investir em saneamento significa cuidar da saúde preventiva, explicou às pessoas presentes.

Hartung também agradeceu a todos os proprietários que facilitaram as desapropriações das áreas onde se encontra a ETE Mãe-bá. O representante da comunidade, Carlos Roberto da Costa, agradeceu pela obra e lembrou que o bairro está crescendo, graças aos novos investimentos. Estiveram presentes na inauguração o presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, o diretor de Administração e Meio Ambiente, Luiz Moulin, os prefeitos de Anchieta, Edival Petri, e de Guarapari, Edson Figueiredo Magalhães, além de outras autoridades dos poderes judiciário e legislativo.

Na próxima segunda-feira (23), a Divisão de Relações com a Comunidade fará uma reunião com a comunidade para ete_me-b_2.jpg informar sobre o sistema de esgotamento sanitário, a tarifação do serviço e as interligações domiciliares. O encontro está marcado para as 18h30, na escola Professora Maria Luiza Flores, que fica na rua Helena de Medeiros, em Mãe-Bá.

A ETE está localizada na rua São Luiz, s/n, em Mãe-Bá. Foi construída pela Samarco Mineração, com base em um Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público Estadual, e será operada pela Cesan. A estação era uma reivindicação antiga dos moradores de Mãe-bá e vai beneficiar mil pessoas. Além da ETE, o sistema de esgotamento sanitário do distrito conta com 201 ligações prediais, aproximadamente quatro mil metros de redes coletoras, três elevatórias de esgoto bruto e uma de esgoto tratado. Parte do sistema já está em operação desde setembro.

Com investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, a obra foi iniciada em fevereiro de 2008 e concluída em julho deste ano. Além da estação de tratamento, as elevatórias de esgoto foram ampliadas e reformadas. A partir da próxima semana, a equipe de Relações com a Comunidade da Cesan inicia trabalho educativo com os moradores sobre a importância da interligação dos imóveis à rede de esgoto.

ete_me-b_3.jpgAntes da inauguração da ETE Mãe-bá, foi assinada, às 15 horas, a ordem de serviço das obras de reforma e ampliação do Hospital MEPES, que atende à população de Anchieta e dos municípios vizinhos.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade