Os sistemas do Interior e da Grande vitória já estão operando normalmente. A distribuição de água será normalizada ainda hoje.Os sistemas de abastecimento da Cesan afetados pelo apagão elétrico já voltaram a operar. O fornecimento de água tratada havia sido comprometido desde a noite desta terça-feira (10). A previsão é que a distribuição de água seja totalmente normalizada durante a noite desta quarta-feira (11).
A Estação de Tratamento de Água de Carapina teve equipamentos danificados e permaneceu fora de operação por doze horas, prejudicando o abastecimento de 550 mil habitantes em todo o município da Serra e região norte de Vitória. A estação voltou a funcionar por volta das 10 horas desta quarta-feira (11).
Na ilha de Vitória, também já voltaram a operar três elevatórias de bombeamento de água tratada que haviam sido danificadas e afetaram o abastecimento nas regiões de Jesus Menino, Gurigica e São José. A elevatória do bairro Resistência será reativada até o final da tarde. No município de Cariacica, a região de Porto Novo também já teve o abastecimento restabelecido. Em Vila Velha a distribuição de água não foi afetada.
Caminhões-pipa ainda estão de prontidão para realizar abastecimento de emergência. Estão sendo priorizados hospitais, postos de saúde, escolas e centros de detenção.
Interior também foi afetado
Os sistemas da Cesan afetados pelo apagão nos municípios do interior do Espírito Santo já voltaram a operar desde o meio dia de hoje (11). A interrupção de energia elétrica prejudicou o abastecimento de água para mais de 25 mil habitantes.
O município de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado, foi o mais afetado. O apagão paralisou a bomba de captação de água do rio São José e interrompeu o funcionamento da Estação de Tratamento de Água, comprometendo o abastecimento para cerca de 20 mil pessoas no município. Técnicos da Cesan já restabeleceram o funcionamento da estação. A previsão é que a distribuição seja normalizada durante a noite desta quarta-feira (11).
Bombas elevatórias de água tratada também foram afetadas no município de Guarapari. O abastecimento foi prejudicado nos bairros de Meaípe, Nova Guarapari e Ipiranga. As Estações de Tratamento de Água de Timbuí, no município de Fundão, e Irupí, também tiveram as operações comprometidas devido à paralisação das bombas de captação de água. O problema afetou mais de cinco mil moradores dos dois municípios.
Todos os sistemas afetados já voltaram a operar. As demais cidades do interior não tiveram o abastecimento de água comprometido pelo apagão.
Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br