Transparência
icon-transparencia
05/11/2009
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan conclui 42% da concretagem da ampliação da ETE de Mulembá

concretagem_ete_mulemb.jpg De um total de 27 etapas até a conclusão da obra, dez foram executadas.A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) já concluiu 42% da concretagem das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, localizada no bairro Joana D'arc, em Vitória, que terá sua capacidade quase triplicada, passando de 200 litros por segundo (l/s) para 560 l/s de esgoto tratado. A ETE entrará em operação em meados de 2011.

De um total de 27 etapas até a conclusão da obra, dez foram executadas. Após o término, a ETE Mulembá estará preparada para receber todo o esgoto coletado pelas redes que estão sendo implantadas pelo Programa Águas Limpas na ilha de Vitória, fazendo da Capital a primeira do País a ter 100% de esgoto tratado até 2011.

Estão sendo investidos R$ 27,3 milhões nas obras de ampliação da ETE Mulembá, que vai beneficiar 141.500 habitantes de 51 bairros de Vitória. A tecnologia utilizada para a transformação do esgoto em água limpa é uma das mais modernas do mundo. O efluente (esgoto tratado) sai da estação desinfectado por raios ultravioleta e é lançado no manguezal da região. Além de contribuir para a despoluição dos mangues e praias de Vitória, a água devolvida ao meio ambiente é fundamental para a preservação do ecossistema. Isso representa mais saúde e qualidade de vida para os moradores da Capital.

O processo de tratamento é biológico, não deixando nenhum cheiro forte de esgoto, como é comum em outras estações. Nós temos aqui alguns micro-organismos que concentramos nos tanques. Com a presença do oxigênio, forma-se um ambiente muito propício com alimento. E eles crescem muito rápido, alimentando-se da matéria orgânica do esgoto e a água clarifica, explica o gerente de esgotamento sanitário da Cesan e mestre em Engenharia Ambiental, Dalton Ramaldes.

Segundo o gerente da Cesan, esse novo tratamento representa um avanço para o Brasil. O nosso país está localizado na região dos trópicos o que favorece o tratamento biológico. De certa forma, ele é mais barato, porque não é utilizado produto químico. Então, o nosso custo com relação aos tratamentos químicos é muito mais barato, ressalta Dalton Ramaldes.

Bairros atendidos:

Monte Belo, Bento Ferreira, Horto, Gurigica, Jesus de Nazareth, Santos Dumont, Consolação, Lourdes, Praia do Suá, Enseada do Suá, Santa Lúcia, Santa Helena, Praia do Canto, Barro Vermelho, Ilha de Santa Maria, Forte São João, Romão, Jucutuquara, Maruípe, Santa Cecília, Fradinhos, Tabuazeiro, Bonfim, Bairro da Penha, São Cristóvão, Itararé, Santa Luiza, Joana D'arc, Andorinhas, Fonte Grande, Santa Clara, Piedade, Parque Moscoso, Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Mário Cipreste, Ilha do Príncipe, Vila Rubim, Centro de Vitória, Ilha do Boi e do Frade, São Pedro, Nova Palestina, Conquista, Ilha das Caieiras, Santo André, Resistência, Comdusa, Santos Reis, São José e Redenção.

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Almir Casagrande
2127-5075
Plantão (finais de semana) – 9822-8612
www.cesan.com.br
comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade