A partir desta segunda-feira (31), técnicos da Divisão de Relações com a Comunidade da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) farão uma série de abordagens domiciliares em Vila Velha. O objetivo é incentivar a adesão ao sistema de esgotamento sanitário no município. A cidade tem hoje uma cobertura de 23,4%, mas apenas 16,2% da população utiliza o serviço.

Durante 120 dias os técnicos vão visitar cerca de dois mil locais em 22 bairros do município. Junto ao trabalho de adesão, equipes da Prefeitura Municipal vão notificar os imóveis que ainda não estão ligados às redes de coleta de esgoto disponíveis. As notificações serão feitas conforme a lei 4.785/2009, aprovada em abril pela Câmara de Vereadores, que obriga a ligação dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário.

Os técnicos da Cesan também vão informar sobre uso correto do sistema de esgotamento sanitário. Entre outros aspectos, os moradores devem ficar atentos para a necessidade de todo imóvel ter caixa de gordura antes de ser ligado à rede coletora de esgoto. Também é importante que a água da chuva não seja direcionada para a rede, pois leva areia e terra, obstrui o sistema e causa vazamentos.

Para solicitar a ligação do imóvel à rede coletora de esgoto o morador deve ligar para o 115, central de atendimento ao cliente da Cesan. A chamada é gratuita de qualquer telefone e o serviço funciona 24 horas. Os atendentes informam na hora se o serviço está disponível para o imóvel e fornecem as orientações necessárias para a realização da ligação de esgoto.

Nas áreas não contempladas com sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário, os imóveis devem lançar o esgoto em fossas sépticas, que precisam ser limpas periodicamente.

Investimentos

A Cesan tem como meta elevar a cobertura com coleta e tratamento de esgoto para 60% dos moradores de Vila Velha até 2011. As obras já estão em andamento e fazem parte do Programa Águas Limpas, que entre 2003 e 2011 vai investir mais de R$ 1 bilhão em água e esgoto nos municípios atendidos pela Cesan. É o maior investimento da história do Espírito Santo no setor de saneamento.

Informações ao cliente
115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade