Transparência
icon-transparencia
05/03/2009
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Fiscalização da Cesan em quiosques reduz uso de água de poço pela metade

anlise_da_gua_nos_quiosques.jpg Técnico analisa se a água é tratada pela Cesan e possui cloro. Após um mês de fiscalização em 351 quiosques das praias de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra e Fundão, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) conseguiu reduzir pela metade o número de quiosques que utilizam água de poço, que é imprópria para preparo de alimentos e consumo humano, porque pode provocar danos à saúde.

De acordo com o Diretor de Relações com o Cliente da Cesan, Celso Caus, os principais objetivos da fiscalização, que faz parte da campanha Poupe Água, foram alcançados. Conseguimos verificar e garantir a qualidade da água distribuída para o consumo, bem como combater o desperdício ao reduzir as perdas que prejudicam o abastecimento para a população, já que diminuem a quantidade disponível para as residências, explicou.

Este ano, o número de quiosques que utilizam água de poço foi reduzido de 24% para 12%. Na Serra, com o verificao_dos_hidrmetros_e_ligaes_clandestinas.jpg Técnicos verificaram os hidrômetros em busca de possíveis irregularidades. aumento no rigor da fiscalização, as irregularidades, como ligações clandestinas (gatos) e supressão de ramais de água, caíram de 50% em 2008 para 27,8% em 2009.

No total, o número de irregularidades encontradas em todos os municípios fiscalizados foi reduzido em 21,5%, caindo de 56 para 44. Desse total, 19 foram retiradas de ligações clandestinas e 25 supressões de ramal. A Companhia também substituiu 14 hidrômetros. O município com o maior número de irregularidades registradas foi a Serra, com 22 ocorrências. Já Vitória foi o município onde ocorreram menos irregularidades, somente duas.

A empresa ainda encontrou 42 quiosques que utilizam água de poço. Os proprietários receberam orientações sobre os riscos de contaminação desse tipo de água para os banhistas. Nos municípios de Vila Velha e Guarapari foi registrada a maior quantidade de quiosques com água de poço. A Companhia está comunicando à Vigilância Sanitária de cada município quais os quiosques que utilizam água de poço.

quiosque_de_praia_grande_em_fundo.jpg A fiscalização começou nos quiosques de Praia Grande, em Fundão. Durante a ação, a Cesan aproveitou para distribuir panfletos da campanha Poupe Água 2009 contendo dicas de como evitar o desperdício. Também fez a cobrança dos imóveis irregulares por meio dos seus escritórios de atendimento ao cliente. Todas as irregularidades foram corrigidas durante a fiscalização. Os trabalhos começaram no dia 19 de janeiro e terminaram no dia 20 de fevereiro.











Quadro Comparativo

Imóveis visitados
Retiradas de fraudes
Supressões de ramal
Água de poço
Substituições de hidrômetros
Irregularidades na Serra
Total de irregularidades
2008
344
24
32
83
38
46
56
2009
351
19
25
42
14
22
44

Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes (Interino)
2127-5073/ 9822-8612
Almir Casagrande
2127-5075
https://www.cesan.com.br/
comunica@cesan.com.br

Atendimento ao Cliente:
115 – A ligação é gratuita de qualquer telefone.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade