Transparência
icon-transparencia
19/02/2009
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan utiliza elevatória que pode ser instalada em casas abaixo da rede de esgoto

ete_mulemb_abril_2006_samira_gasparini-4.jpg Todo o esgoto do centro de Vitória, Jucutuquara, Ilhas do Boi e do Frade e de outros locais que estão com obras em andamento será tratado na Estação de Tratamento de Mulembá, em Joana D'arc. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Camburi, em Vitória, está utilizando uma elevatória (bomba) que pode ser instalada em residências localizadas abaixo da rede de esgoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O equipamento desativa a fossa-filtro e possibilita os moradores a receber um tratamento de esgoto com mais qualidade, que favorece a preservação ambiental e evita a proliferação de ratos e insetos nas proximidades das residências.

Segundo o chefe da Divisão de Manutenção de Esgoto da Cesan, Daniel Caulyt, esse tipo de bomba tem um baixo consumo de energia e dificilmente apresenta problemas técnicos, caso não sejam lançados resíduos sólidos (preservativos, fio dental, absorventes, entre outros) através do vaso sanitário para a rede coletora de esgoto. Além disso, evita gastos com a limpeza da fossa que deve ser feita a cada quatro meses.

A instalação dessa bomba, que custa de R$ 500,00 a R$ 1.000,00, segue alguns procedimentos. Um deles é a ligação do equipamento até a saída da fossa, onde o esgoto é lançado na rede de drenagem pluvial. Também é necessário limpar a fossa e interligar a saída dela à caixa da Cesan na calçada, para o esgoto da residência ser destinado à rede coletora da empresa.

A Cesan não instala essa bomba nas residências, porque o esgoto dentro de um imóvel é de responsabilidade do cliente. Podemos indicar as empresas que instalam e fazem a manutenção desse equipamento. A elevatória está instalada há quatro meses na ETE de Camburi e apresenta um bom funcionamento. Por isso, a consideramos uma boa alternativa para evitar problemas internos nas residências que ficam abaixo da rede de esgoto da Cesan, completou Caulyt.


Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5073
Eric Lopes Menequini
2127-5076
comunica@cesan.com.br

icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade