A ETA poderá tratar mais de sete milhões de litros de água por diaA cidade de São Gabriel da Palha, no Norte do Espírito Santo, está recebendo investimentos de mais de R$ 700 mil da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Os novos equipamentos, que serão instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, vão permitir a produção de um volume maior de água, beneficiando mais de 21 mil habitantes.
Ao final das obras, o sistema de São Gabriel da Palha terá sua produção ampliada de 60 para 90,3 litros por segundo (l/s). Isso representa mais de sete milhões de litros de água tratada por dia para o município, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população.
Os investimentos estão sendo realizados com recursos próprios da Cesan. Mais de 90% das obras já foram executadas e a conclusão está prevista para setembro. A ETA de São Gabriel da Palha conta agora com um novo sistema de flotação, que injeta ar comprimido no processo de tratamento de água, fazendo com que as impurezas flutuem para a superfície, facilitando o tratamento em condições extremas de turbidez do rio São José.
Ainda foram instalados três novos filtros e reformados seis filtros existentes. A ETA também recebeu um novo sistema floculador, que agrega as impurezas da água em partículas maiores, facilitando a retirada. O floculador existente foi reformado e estão previstas outras melhorias.
Informações adicionais:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5075
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br