Técnicos da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da empresa norte-americana SonTek realizam, nesta terça (08) e quarta-feira (09), testes com o aparelho Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP), que mede a velocidade das partículas da água dos rios e transforma em cálculo de vazão de água. Os testes serão feitos nos rios Santa Maria, Jucu e Benevente para conhecer melhor os mananciais e assegurar as condições necessárias para o abastecimento da população no futuro.
Um técnico da Companhia participou de um curso promovido pela Agência Nacional das Águas (ANA) para aprender a manusear o ADCP. Somente duas empresas, a SonTek e a Teledyne RDInstruments, são representantes no Brasil do aparelho importado.
Nesta quinta-feira (10), técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão ao rio Santa Maria também realizar testes.
O ADCP funciona como um sonar, emitindo ondas sonoras que, ao encontrar as partículas, retornam, por meio do efeito Doppler. Então, pela diferença de freqüência, o ADCP mostra a velocidade da partícula e depois calcula a vazão.
A Usina de Energia de Itaipu, em Foz de Iguaçu, e algumas empresas de saneamento já utilizam o aparelho, que serve também para medir a profundidade e a largura dos rios (batimetria).
Informações adicionais:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5075
Almir Casagrande
2127-5075
comunica@cesan.com.br