A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), o Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado do Turismo assinam convênio no valor de R$ 1,65 milhão para implantação do sistema de esgotamento sanitário de Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte do Estado, com recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE).
A solenidade será nesta sexta-feira (06), às 9 horas, na Sede do Parque Estadual de Itaúnas. Na ocasião, também será dada posse ao Conselho Municipal de Turismo de Conceição da Barra.
Serão construídas mais de cinco quilômetros de redes coletoras de esgoto, duas elevatórias (bombas) de esgoto bruto e uma estação de tratamento de esgoto, além de 650 ligações prediais. Essas obras beneficiarão mais de mil habitantes da vila, além de atender aos turistas que visitam freqüentemente a região, proporcionado mais qualidade de vida. As fossas negras que contaminam o lençol freático e o lançamento de esgotos in natura no rio Itaúnas serão eliminados após a conclusão do empreendimento.
Estarão presentes o Secretário Nacional de Programas de Turismo, José Evaldo, o Diretor de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa, o diretor de Operação do Interior da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, o secretário estadual do Turismo, Marcus Vicente, e o prefeito de Conceição da Barra, Manuel Pereira da Fonseca (Pé de Boi).
A Vila de Itaúnas está inserida em Área de Preservação Permanente do Parque Estadual de Itaúnas e é considerada pólo turístico devido às festas tradicionais que movimentam a localidade e atraem grande número de turistas.
Prodetur
O Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE) é um programa de crédito para o setor público (estados e municípios) que foi concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística na Região Nordeste, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas. O Programa é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem o Banco do Nordeste como Órgão Executor.
A área deabrangênciado Prodetur/NEcompreende os nove estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, onde sua atuação ocorre por meiodo financiamento de obras de infra-estrutura (saneamento, transportes, urbanização e outros), projetos de proteção ambiental e do patrimônio histórico e cultural, projetos de capacitação profissional e fortalecimento institucional das administrações de estados e municípios.
Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973
Almir Casagrande
Tel: 2127-5075
comunica@cesan.com.br