engenheira_nize.jpg A engenheira Nize apresentou o Plano Diretor de Esgoto de Cariacica. A engenheira do Programa Águas Limpas, executado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Nize Maria Carvalho Gomes, apresentou algumas alternativas do Plano Diretor de Esgoto de Cariacica para estudantes e professores, na manhã desta quinta-feira (29), no painel Saneamento Ambiental no Município de Cariacica, realizado no auditório da 2ª Feira Ambiental do município.

Entre as alternativas para aumentar a oferta dos serviços de coleta e tratamento, estão a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bandeirantes (a que possui maior capacidade de tratamento em Cariacica) para tratar o esgoto de Itanguá, Alto Laje, Nova América, parte de Bela Aurora e o resto da Bacia do Rio Marinho e a interligação das outras ETE's do município à de Bandeirantes.

Segundo Nize, o plano é um diagnóstico do que já existe em cobertura de esgotamento sanitário em Cariacica, apontando possibilidades para aumentar os serviços de coleta e tratamento. O Plano Diretor da Região Metropolitana será concluído em agosto deste ano.

jader_mutzig.jpg Jader Mutzig falou da importância das bacias hidrográficas. Quem também esteve presente no painel foi o presidente do Comitê da Bacia do rio Jucu e assessor da Diretoria de Administração e Meio Ambiente da Cesan, Jader Mutzig. Ele falou sobre o papel e a importância das bacias hidrográficas e dos comitês para a preservação dos rios, em especial do Jucu e Santa Maria, que abastecem a Região Metropolitana. O envolvimento de todos é fundamental para a continuidade desse trabalho de preservação no futuro, junto com o poder público, que é peça-chave para a formulação de políticas públicas para as bacias, destacou.

O Plano Diretor de Macrodrenagem de Cariacica também foi apresentado pelo engenheiro em Recursos Hídricos, Pedro Antônio Molinas.

Ligação de esgoto

Durante o painel, Nize Maria Carvalho Gomes e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Vereza, enfatizaram a importância da ligação de esgoto às redes construídas pela Companhia para a preservação da saúde e do meio ambiente.

Devemos fazer nossa parte, ligando os nossos imóveis às redes de esgoto. Isso só depende de cada um de nós, afirmou Nize. Já o secretário de Meio Ambiente ressaltou que 19% da população atendida com esgoto precisa se conscientizar e fazer a ligação.

Atualmente, Cariacica conta com sete sistemas de esgoto: Mocambo (Ferreira Borges), Flexal, Campo auditrio_feira_ambiental.jpg Verde, Nova Rosa da Penha, Bandeirantes, Padre Gabriel e Jardim Botânico. O município possui sete estações de tratamento de esgoto, 13 elevatórias, 274 mil metros de redes de esgoto e cerca de 99 mil pessoas atendidas com coleta e tratamento de esgoto.

Águas Limpas

O Programa Águas Limpas prevê, além de investimentos em obras de saneamento básico na Grande Vitória, a elaboração de um Plano Diretor de Esgoto da Região Metropolitana para chegar a 100% de esgoto tratado, com alcance até 2035. Especificamente em Cariacica, a meta é aumentar a cobertura de esgoto de 34% para cerca de 40% até 2010.

Em Cariacica, a Cesan está construindo o reservatório de água no Morro do Pico, no valor de R$ 8 milhões. Também estão em andamento as obras de revestimento e canalização do rio Itanguá, em Cariacica, que vão evitar inundações nos bairros situados ao longo do Canal. O investimento é de R$ 7,8 milhões.

Informações Adicionais
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973

Almir Casagrande
2127-5075
comunica@cesan.com.br

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade