Transparência
icon-transparencia
13/11/2007
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Cesan firma convênios de pesquisa com Ufes, Incaper e Fest

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) firmou convênio com as principais instituições de pesquisa do Estado. As parcerias para pesquisas foram seladas com a a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Fundação Espírito Santense de Tecnologia (Fest). Os trabalhos buscam a melhoria dos serviços para os clientes e a sustentabilidade das operações da empresa.
Automação
O convênio com a Ufes prevê um estudo para automação de seis Estações de Tratamento de Água (ETA) na Região Metropolitana da Grande Vitória. A pesquisa, realizada por uma equipe de professores da universidade, vai apontar o nível de automação ideal para cada estação, além de especificar os equipamentos a serem adquiridos pela empresa.
A automação das ETA´s vai diminuir a necessidade de intervenção humana no tratamento de água, garantindo mais qualidade ao processo. A previsão é de que os estudos sejam concluídos em maio de 2008.

Meio Ambiente
Em parceria com a Cesan e apoio do Banco Mundial, o Incaper iniciou estudos para reciclagem do lodo proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para possível utilização em cultivos comerciais, como fruteiras tropicais, espécies florestais, cafeicultura e cana-de-açúcar. Estima-se que 1.500 toneladas mensais de lodo poderão ser usadas como fonte de matéria orgânica e nutrientes para o solo. Os resultados da pesquisa devem ser apresentados em dois anos.
Com o apoio da Cesan, pesquisadores da Fest vão mensurar a vazão ecológica máxima e mínima do rio Santa Maria da Vitória, próxima à captação de água da Cesan. O objetivo é determinar a quantidade de água que se pode captar do rio no decorrer do ano sem comprometer o ecossistema.
Além dos estudos sobre a vazão do rio, os pesquisadores também vão coletar, identificar e caracterizar o micro-habitat utilizado pelas espécies de peixe. A pesquisa, que teve início em setembro deste ano, tem previsão de ser concluída em agosto de 2008.
Os dois convênios têm como foco a preservação dos recursos naturais. Os estudos levam em conta o conceito moderno de saneamento ambiental, que incorpora os princípios de desenvolvimento sustentável.

  Informações Adicionais Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Tels: 2127- 5073 / 9962-3973
Charley Fernandes
Tel: 2127-5022
E-mail: comunica@cesan.com.br
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade