Com vistas a otimizar o uso de energia elétrica e a conseqüente redução dos impactos no meio ambiente e nos custos de produção, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) conta com uma nova ferramenta, o Programa de Gestão de Contas de Energia Elétrica (Progen). Com o uso do software, a Cesan espera reduzir seus gastos com energia elétrica, sua segunda maior conta.
Numa parceria com as fornecedoras de energia Escelsa e Empresa Luz e Força Santa Maria, são enviados dados digitais que alimentam o programa, agilizando o controle. A empresa agora pode monitorar o consumo de energia elétrica em suas unidades operacionais em menos tempo. As informações passam a fazer parte de um banco de dados, que pode ser usado para comparação de consumo em períodos diferentes e entre unidades da empresa. Essa ferramenta agiliza a tomada de decisões na busca por mais eficiência no uso da energia elétrica.
O Progen também é dotado de inteligência, capaz de executar algumas rotinas, como mapear desvios no consumo de energia e possíveis erros de cobrança. O acesso ao Progen é feito por meio da intranet da Cesan. A agilidade na geração das informações permite que as equipes tenham mais tempo para se dedicarem a análises técnicas e soluções em eficiência energética. A implantação do Progen foi resultado da ação integrada entre os setores de engenharia, gestão de perdas e tecnologia da informação da Cesan.