Depois da apresentação do Coral das Águas, o presidente da Companhia, Paulo Ruy Valim Carnelli, abriu o evento lembrando um dos grandes obstáculos para a preservação da água: a poluição por meio do lançamento de esgotos domésticos e industriais. “Hoje a festa é da água. É o dia de reforçar o processo de conscientização para combater o desperdício e usar racionalmente esse recurso tão precioso. A Cesan acredita que a mensagem transmitida às crianças é repassada para os familiares e propagada para a sociedade em geral”, explicou.
A chefe da Divisão de Educação Ambiental da Cesan, Viviane Pavan, enfatizou que a participação das escolas aumentou muito este ano, em comparação com o ano anterior. “A realização do evento na praia é um fato inédito. Estamos pertinho do mar, de muita água. Precisamos sensibilizar as gerações futuras quanto à questão da água. Nesses momentos é que percebemos como estamos conectados com o Meio Ambiente. Às vezes, os moradores da cidade têm a falsa impressão de que estão longe da natureza, quando na verdade estão bem próximos”, acrescentou.
O objetivo da realização do Dia Mundial da Água é informar a sociedade sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos. Além disso, o Dia Mundial da Água visa a conscientizar a população sobre a importância do combate ao desperdício de água no dia-a-dia e a necessidade do tratamento de esgoto para a preservação do Meio Ambiente.
Aprendizagem
Os estudantes que marcaram presença no Dia Mundial da Água aprenderam com muita diversão sobre o Meio Ambiente e a preservação dos recursos hídricos. Na área do evento, eles assistiram à apresentação da peça de teatro “Poupe Água, poupe a natureza”, visitaram tendas educativas e a Unidade Móvel de Educação Ambiental da Cesan, além de brincarem nas gincanas e ganharem lanches, kits e brindes.
As estudantes da 8ª série do Colégio São José, Thalyta Nader e Priscilla Costa, aprenderam bem a lição. Elas contam que fizeram trabalhos em vídeo, slides e cartazes, mostrando a poluição da água. “Aprendi a importância de preservar a água para o futuro da humanidade. Estou muito preocupada com a falta d’água no futuro”, contou Thalyta.
Já Priscilla lembrou que os trabalhos realizados em sua escola mostraram como o homem vai poluindo as águas com o passar dos anos. “Temos que conscientizar as pessoas e os nossos colegas para a situação da água no futuro”, ressaltou.
A pedagoga Cândida Mota de Vasconcelos conta que os alunos do Colégio Ateneu fizeram uma apresentação no programa power point comparando a situação da água e conservação dos recursos hídricos em diversos países. Também produziram uma maquete exemplificando como os rios estão poluídos e como deveriam estar limpos.
O professor de Geografia da 5ª série do colégio Ateneu, Rafael Maia dos Santos, frisou que as pessoas só se preocupam com a água quando ela acaba e que mais iniciativas como o evento em prol do Dia Mundial da Água deveriam acontecer. “Hoje muitos estudantes estão dando o primeiro passo para um futuro melhor”, afirmou.