São cerca de 450 mil relatórios distribuídos junto com a conta de água. O relatório apresenta os resultados das análises periódicas feitas na água distribuída pela Companhia durante o ano de 2006. Também traz os índices sobre cor, turbidez, quantidade de cloro e outros, apurados em cada mês do ano passado. As amostras coletadas nas estações de tratamento e nas redes distribuidoras receberam análises das propriedades fisico-químicas, bacteriológicas e hidrobiológicas nos laboratórios da Cesan.
Segundo o presidente da empresa, Paulo Ruy Valim Carnelli, esse é o momento para o consumidor conhecer a qualidade da água que chega em sua residência. ”Fizemos muitos investimentos para melhorar a qualidade do abastecimento. Esse relatório, além do cumprimento legal, é uma forma da Cesan mostrar o resultado desses investimentos para a população do Estado”, destaca.
Certificação ISO 9001
De acordo com a gerente de Gestão e Controle da Qualidade da Água da Cesan, Elza de Abreu Costa, o relatório informa os clientes sobre como reservar adequadamente a água para que a qualidade se mantenha. O documento também lista os endereços dos órgãos fiscalizadores da qualidade para que o consumidor possa tirar suas dúvidas.
“O laboratório da Cesan, responsável pelo controle da qualidade da água distribuída, foi certificado com a ISO 9001 no final do ano passado, o que aumenta a garantia aos clientes de que a água passa por um rigoroso processo de controle”, acrescenta.
Condições dos mananciais
Cada município receberá informações sobre as condições dos mananciais de onde a água da Cesan é captada, tratada e distribuída para os imóveis. São cerca de 90 pontos de captação, entre rios, córregos e poços subterrâneos.
Como fonte adicional de informação, a Cesan também divulgará os dados sobre a qualidade da água e dos mananciais pelo site www.cesan.com.br. O consumidor também pode obter outras informações pelo 115, telefone de atendimento ao cliente. No interior do Estado, serão divulgados, nos relatórios, os escritórios e telefones da empresa onde o consumidor pode ser atendido.