Transparência
icon-transparencia
06/12/2006
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Encontro discute preservação do rio Santa Maria da Vitória

Propostas e ações para a preservação do rio Santa Maria da Vitória foram apresentadas em seminário organizado pela Rede Gazeta e pelo Comitê Provisório da Bacia Hidrográfica do rio. O encontro aconteceu na quarta-feira (6), no auditório da Rede Gazeta e foi fruto da 1ª Expedição Técnica da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória. A Cesan foi patrocinadora dos eventos, além da Companhia Vale do Rio Doce e da CST Arcelor Brasil. Na abertura do seminário o presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, destacou as ações da empresa para a preservação do rio, principal manancial que abastece a Região Metropolitana da Grande Vitória, como investimentos em tratamento de esgoto, educação ambiental e apoio à estruturação do Comitê da Bacia Hidrográfica. Segundo Carnelli, apesar dos esforços da companhia, é preciso que as comunidades que vivem às margens do rio sejam atuantes. “A preservação do manancial não é responsabilidade apenas do setor público, é preciso que a sociedade se comprometa e atue para evitar a degradação desse recurso natural”, afirmou. O Coral das Águas, da Cesan, abriu o evento, que também teve apresentação da série de cinco reportagens sobre a expedição ao rio Santa Maria da Vitória, veiculadas no jornal ES Hoje primeira edição, da TV Gazeta. Estiveram presentes no seminário representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama, da Câmara Municipal de Vitória, das prefeituras de Cariacica, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, além de empregados da Companhia Vale do Rio Doce, CST Arcelor Brasil e da Cesan. A expedição Uma equipe multidisciplinar com técnicos da Cesan, do Iema, de prefeituras e de Organizações Não-Governamentais (ONG´s), percorreu durante 12 dias os 122 km de extensão do rio Santa Maria da Vitória. Os integrantes coletaram dados sócio econômicos, da fauna e flora, realizaram análises da água e desenvolveu trabalhos de fiscalização e educação ambiental. As informações coletadas servirão para a formação de um banco de dados a fim de consolidar ações internas na Cesan, principalmente na área de Educação Ambiental, e para a elaboração do plano de bacia do Comitê da Bacia Rio Santa Maria da Vitória, que agrega várias entidades. Os dados também servirão para conhecer melhor as condições do manancial, conscientizar a população e direcionar as ações para a sua preservação. O rio abastece os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória, atendendo cerca de um milhão de pessoas.
Propostas e ações para a preservação do rio Santa Maria da Vitória foram apresentadas em seminário organizado pela Rede Gazeta e pelo Comitê Provisório da Bacia Hidrográfica do rio. O encontro aconteceu na quarta-feira (6), no auditório da Rede Gazeta e foi fruto da 1ª Expedição Técnica da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória. A Cesan foi patrocinadora dos eventos, além da Companhia Vale do Rio Doce e da CST Arcelor Brasil.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade