Transparência
icon-transparencia
31/10/2006
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

1ª Expedição Técnica do Rio Santa Maria da Vitória termina nesta quarta

A 1ª Expedição Técnica da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória chega ao fim nesta quarta-feira (01), com palestras e debate no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefetes). A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Comitê da Bacia do Rio Santa Maria participam, a partir das 14 horas, de toda a programação de encerramento das atividades. O objetivo da expedição foi recolher dados sobre a bacia hidrográfica, percorrendo toda a extensão (122 Km) do rio, das nascentes mais distantes no Alto Santa Maria, no município de Santa Maria de Jetibá, até sua foz, na baía de Vitória. Os dados servirão para conhecer melhor as condições do manancial, conscientizar a população e direcionar as ações para a sua preservação. O rio abastece os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória, beneficiando cerca de um milhão de pessoas. Os dados coletados contribuirão, também, para a formação de um banco de dados a fim de consolidar ações internas na Cesan, principalmente na área de Educação Ambiental, e para a elaboração do plano de bacia do Comitê da Bacia Rio Santa Maria da Vitória, que agrega várias entidades. Uma equipe multidisciplinar participou da expedição, que durou 11 dias e foi composta por técnicos da Cesan, do Iema, das prefeituras de Santa Maria e Santa Leopoldina e membros de Organizações Não-Governamentais (ONG’s). A equipe coletou dados sócio-econômicos, de fauna e flora, fez pesquisas e análises da água, bem como desenvolveu trabalhos de fiscalização e de educação ambientais. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Cesan, Luiz Ferraz Moulin, ressalta que a expedição é um feito histórico. “A Cesan se sentiu honrada em participar desse projeto, pois tem preocupação em preservar o meio ambiente, e, sobretudo, a história de Santa Maria, que está ligada ao rio. Os mananciais são nossas maiores riquezas”, afirmou. Divulgação Todos os dados da expedição estão sendo registrados em DVD, com acompanhamento da Rede Gazeta, que divulgará os conteúdos em uma série especial de reportagens, a partir do dia 27 de novembro, no ES TV 1ª Edição. O material servirá ainda para a produção de um documentário. Além disso, no dia 6 de dezembro, acontece no auditório da Rede Gazeta o Seminário da Expedição do Rio Santa Maria, que apresentará os resultados dos estudos feitos durante o período. Já no dia 12, será publicado um Caderno Especial sobre o evento.

Programação de encerramento da Expedição

14h às 14h20 – Apresentação do Coral das Águas da Cesan
14h20 às 15h – Abertura (Cesan, Iema e Comitê da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória)
15h às 15h15 – Intervalo
15h15 às 15h45 – Palestra “Política Estadual de Recursos Hídricos” – Maria Helena Alves – Cesan
15h45 às 16h15 – Palestra “Projeto Águas Limpas” – José Carlos Dalbém – Cesan
16h15 às 16h40 – Debate
16h40 às 17h – Considerações finais e encerramento
Local: auditório do Cefetes
A 1ª Expedição Técnica da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória chega ao fim nesta quarta-feira (01), com palestras e debate no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefetes). A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Comitê da Bacia do Rio Santa Maria participam, a partir das 14 horas, de toda a programação de encerramento das atividades.
icone-es
Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade