A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) apóia a 1ª Expedição Técnica na Bacia do Rio Santa Maria, que vai até o dia 3 de novembro, com o objetivo de recolher dados sobre a bacia hidrográfica, percorrendo toda a extensão (122 Km), das nascentes mais distantes no Alto Santa Maria, no município de Santa Maria de Jetibá, até sua foz, na baía de Vitória. Os dados servirão para conhecer melhor as condições do Rio Santa Maria da Vitória, conscientizar a população e direcionar as ações para a sua preservação. O rio abastece os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória, beneficiando cerca de um milhão de pessoas. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Cesan, Luiz Ferraz Moulin, ressalta que a expedição é um feito histórico. “A Cesan se sente honrada em participar desse projeto, pois tem preocupação em preservar o meio ambiente, e, sobretudo, a história de Santa Maria, que está ligada ao rio. Os mananciais são nossas maiores riquezas”, afirmou. O prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke, explicou que um dos aspectos importantes desse projeto é popularizar o Comitê da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória para toda a população do Estado. “Espero que possamos fortalecer cada vez mais o comitê”, disse. Equipe Uma equipe multidisciplinar participará da expedição com duração de 13 dias e é composta por técnicos da Cesan, do Iema, das prefeituras de Santa Maria e Santa Leopoldina e membros de Organizações Não-Governamentais (ONG’s). A equipe coletará dados sócio-econômicos, de fauna e flora, fará pesquisas e análise, bem como desenvolverá trabalhos de fiscalização e de educação ambientais. Todos os dados da expedição serão registrados em DVD, com acompanhamento da Rede Gazeta, que divulgará os conteúdos em reportagens a serem veiculadas durante a programação da emissora. Além disso, com o material coletado será produzido um documentário. Ao final da expedição, acontecerá, no auditório da Rede Gazeta, o Seminário da Expedição do Rio Santa Maria, que apresentará os resultados dos estudos feitos durante o período. Os dados coletados contribuirão, também, para a formação de um banco de dados a fim de consolidar ações internas na Cesan, principalmente na área de Educação Ambiental, e para a elaboração do plano de bacia do Comitê da Bacia Rio Santa Maria da Vitória, que agrega várias entidades.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) apóia a 1ª Expedição Técnica na Bacia do Rio Santa Maria, que vai até o dia 3 de novembro, com o objetivo de recolher dados sobre a bacia hidrográfica, percorrendo toda a extensão (122 Km), das nascentes mais distantes no Alto Santa Maria, no município de Santa Maria de Jetibá, até sua foz, na baía de Vitória.

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade