Com a presença do vice-governador Lelo Coimbra, do prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, da secretária estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, do diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, e de outras autoridades, o Coral das Águas abriu o estande da Cesan no 2° Fórum Águas do Rio Doce, na manhã desta quarta-feira (29). No estande, foi apresentada ao público uma maquete dos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, além de vídeos educativos sobre saneamento em uma sala multimídia. Houve também distribuição de brindes e material informativo. A Unidade Móvel de Educação Ambiental da Cesan esteve presente no evento e pôde ser visitada pelo público. Durante a abertura do Fórum, o vice-governador Lelo Coimbra ressaltou o desafio da construção coletiva do desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do Rio Doce. “Temos informações científicas, temos empenho e, hoje, temos as condições institucionais. Mas, o mais importante é estarmos unidos na recuperação e preservação do Rio Doce”. A Cesan também participou da parte científica do evento. O diretor de Meio Ambiente, Luiz Moulin, foi integrante da mesa redonda “Gestão das Águas e a Integração do Setor de Saneamento”, que fez parte da programação do Encontro do Setor de Saneamento, na quinta-feira (30), no auditório do Fórum de Colatina. A área de educação ambiental é uma das mais importantes da Cesan e recebeu, nos últimos três anos, investimentos de R$ 3,1 milhões na formação de agentes ambientais, campanhas de preservação e conservação de mananciais, visitas monitoradas de estudantes às estações de tratamento e realização de eventos educativos. Desenvolvimento Sustentável O Fórum Águas do Rio Doce reuniu, no mesmo evento, palestras, seminários técnicos, mostras científicas e uma feira das ações desenvolvidas pelas entidades participantes, além de atividades voltadas para crianças e estudantes. O objetivo foi contribuir para o fortalecimento do processo participativo e descentralizado de gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, e favorecer o desenvolvimento sustentável em sua região de influência. A Bacia do Rio Doce é formada por 28 municípios capixabas e mais de 200 mineiros. Apesar da maior parte do território estar em solo mineiro, é o Estado do Espírito Santo que recebe as principais conseqüências do que se faz rio acima. Em 2005, o encontro aconteceu em Governador Valadares, Minas Gerais.

Com a presença do vice-governador Lelo Coimbra, do prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, da secretária estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, do diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, e de outras autoridades, o Coral das Águas abriu o estande da Cesan no 2° Fórum Águas do Rio Doce, na manhã de quarta-feira (29).

icone-es

Usamos cookies essenciais ao funcionamento do site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade